Empresa de Zuckerberg pretende comprar 11.000 drones
O Facebook tem estado a passar por momentos de grandes mudanças, e todas elas com vista à ascensão da empresa, de forma a ampliar a sua influência a cada vez mais pessoas, passando ainda pela diversificação de áreas.
Assim, depois da tão falada compra do WhatsApp, o objectivo do Facebook parece ser a utilização de drones a energia solar, para que a Internet chegue aos locais mais isolados do nosso planeta.
O Facebook tem-se mostrado em alta no que respeita a novos projectos, novas negociações, novas ideias e, quem sabe, algumas inovações tecnológicas.
Segundo a imprensa internacional, o Facebook está em negociações para a compra de drones para que, de forma autónoma e a grande altitude, estes equipamentos consigam fazer chegar ligações à Internet a zonas do Mundo mais isoladas, como certas regiões de África.
O Facebook é um dos grandes apoiantes do projecto internet.org project, cujo objectivo é levar a Internet a outras partes do Mundo que ainda se encontram offline.
Segundo a empresa de Zuckerberg, actualmente ‘apenas’ 2,7 mil milhões de pessoas em todo o mundo (um terço) tem acesso à Internet.
Segundo o TechCrunch, o Facebook pretende comprar drones da empresa Titan Aerospaces, uma empresa especializada em drones com uma avançada tecnologia de energia solar, o que permite aos drones manterem-se no ar por 5 anos, uma forma de garantir o acesso à Internet daqueles que se encontram nas zonas abaixo, mais isolados.
Os drones da Titan Aerospace têm uma brutal capacidade de voar em grandes altitudes, acima dos 65.000 pés (cerca de 20km), dando-lhes a possibilidade de operar como satélites a um custo muito mais baixo, o que a empresa designa de “atmospheric parking“.
Os modelos Solara 50 e Solara 60 têm capacidade para carregar cerca de 100kg em equipamentos.
Conheça melhor os drones da Titan Aerospace:
Se este projecto for avante e tiver sucesso, irá provicenciar o acesso à Internet a velocidades como o 3G às partes mais isoladas do nosso planeta. [via]
O que pensam deste novo projecto do facebook? Terá esta iniciativa sucesso?