Pplware

Facebook anuncia medidas para combater o Ébola

Sendo a rede social mais popular em todo o mundo, as pessoas recorrem muitas vezes ao facebook de forma a manterem-se informadas acerca do que se passa no mundo. Assim, o Facebook anunciou hoje o lançamento de 3 medidas que ajudem ao combate do vírus Ébola, o qual tem ‘atormentado’ as pessoas por todo o planeta.As medidas passam por doações, informações, formas de prevenção e vias de comunicação que são essenciais para combater e reduzir as hipóteses de contacto deste vírus.

Vamos conhecê-las melhor!

Nos últimos meses, o vírus Ébola tem tido impacto diretamente nas populações de vários países da África Ocidental. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, houve mais de 13.000 casos desta doença mortal em todo o mundo.

Como forma de combate e prevenção, o Facebook lançou 3 diferentes iniciativas!

Uma maneira fácil de doar

Uma funcionalidade de Doações de forma a consciencializar e angariar fundos para a International Medical Corps, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e Save the Children.

As organizações mundiais utilizam o Facebook para a angariação de fundos e, assim, a rede social promove essa chamada de atenção e consciencialização de forma a ligar, cada vez mais, as pessoas a este problema.

Durante a próxima semana, irá surgir no topo do feed de notícias dos utlizadores, a informação de que pode doar para 3 diferentes instituições sem fins lucrativos, contribuindo, assim, para a continuidade do trabalho feito neste âmbito, na África Ocidental.

Para isso, o Facebook utiliza a sua funcionalidade de Doações, onde as pessoas podem doar directamente a uma destas 3 organizações. Para além de doar, podem ainda partilhar a informação da quantia doada, pelos seus contactos.

O dinheiro arrecadado irá directamente para as instituições que trabalham no terreno.

Saiba mais aqui: facebook.com/fightebola.

Educação em Saúde

Outra medida pertinente é a colaboração com a UNICEF de forma a divulgar informações como sintomas do Ébola e tratamento para as pessoas que se encontrem em regiões-alvo.

Aqui partilham-se informações fundamentais para conter a propagação do vírus, de forma a promover-se a educação sobre o Ébola e divulgarem-se os mecanismos de tratamento para as pessoas em regiões afectadas e regiões vizinhas.

As mensagens da UNICEF surgem no Feed de Notícias, no idioma apropriado do utilizador, focando a deteção, prevenção e tratamento do vírus.

\

 Serviços de emergêcia de Voz e Dados

A comunicação e o acesso à informação são fundamentais para as pessoas que lutam, no terreno, contra o Ébola. Contudo, muitas áreas afectadas não possuem infra-estruturas como telefone fixo e rede móvel.

Assim, o Facebook em parceria com a NetHope (consórcio das 14 principais ONGs internacionais) pretende fornecer uma capacidade de comunicação vital que auxilie os médicos que se encontram a trabalhar na Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Foram doados 100 terminais de comunicações móveis via satélite que serão implemantados em áreas remotas de forma a fornecer serviços de voz e de dados que satisfaçam as necessidades de quem se encontra a combater o vírus. Estes terminais, designados dispositivos Broadband Global Area Network, irão comunicar via satélite e fornecer serviços de banda larga e telefone móvel.

A implementação será feita em locais onde a comunicação é praticamente inexistente, de forma a auxiliar os profissionais de saúde no rastreio, comunicação, gestão de processos e mobilização da comunidade afectada.

Estima-se que, para cada paciente, existam pelo menos 10 pessoas a providenciar cuidados de saúde.

A epidemia do vírus Ébola deve ser considerada e tida em atenção pois, doutra forma, poderá tornar-se numa crise de saúde global a longo prazo.

Exit mobile version