Facebook adiciona voz aos seus clientes móveis de IM
O Facebook é e será durante muito tempo a rede social preferida da maioria dos Internautas. Existem muitas tentativas de outras redes de ocuparem este lugar, mas para já a liderança e a preferência estão com o Facebook.
Desde a sua criação que o Facebook tem evoluído e apresentado melhorias, para dar aos seus utilizadores novos serviços e funcionalidades que se tornam essenciais. O serviço de trocas de mensagens foi uma dessas melhorias e agora foi-lhe adicionado a possibilidade de enviar mensagens de voz.
Para já esta novidade está apenas disponível para os clientes móveis do serviço de mensagens. Ficam assim cobertas as aplicações para iOS e para Android.
A utilização deste serviço é em tudo idêntica à aplicação recentemente lançada pelo Facebook, o Poke, mas esta dedicada para a troca de imagens e vídeos. Os utilizadores gravam a sua mensagem de voz, com uma duração máximo de um minuto, e depois esta é enviada para o destinatário.
A recepção de mensagens deste serviço não está restrita aos clientes móveis e pode ser feita na página web do Facebook de imediato.
Para usarem esta nova funcionalidade devem antes de mais actualizar a aplicação Facebook Messenger, para iOS e Android, para a mais recente versão.
Depois disso, e com a aplicação lançada, devem abrir uma nova conversa ou retomar uma que tenham tido no passado. Carreguem no botão +, a mesma que usam para anexar uma imagem, uma foto ou um emoticon, e escolham o microfone.
A interface será alterada e será mostrado um grande botão vermelho, que devem carregar (e manter pressionado) para ditarem a vossa mensagem. Estas apenas podem ter uma duração máxima de um minuto.
Depois só necessitam de a enviar para o vosso destinatário. A mensagem consegue dar-vos a indicação quando a mensagem é ouvida.
A utilização destas mensagens pode ser muito interessante se necessitarem de enviar mensagens longas que ao serem passadas para texto podem perder parte do seu significado ou demorarem demasiado tempo a serem escritas.
É a forma diferente de trocar mensagens entre utilizadores, sem ter de ser teclado texto. Pode ser usado como um walkie talkie ou como serviço de mensagens de voz, sem que recorramos à introdução de texto.
Ao mesmo tempo que lançou esta novidades no seu cliente de IM da sua rede de mensagens, o Facebook iniciou testes com um serviço de Voip, para já restrito apenas ao Canadá.
Estes testes preparam-se para servir como avaliação para trazer este serviço para os Estados Unidos e, espera-se, para o resto do mundo.
A sua disponibilização está ainda meio difusa e não totalmente visíveis, mas permitem que qualquer utilizador no Canadá possa fazer chamadas de voz, via Voip, para dentro do país.
A rede do Facebook está a renovar-se e a melhorar o seu catálogo de serviços, dando resposta directa aos serviços que outros concorrentes apresentam já e que podem ser um factor de decisão na hora da escolha da rede a ser usada.
iPhone / iPod touch | iPad | Android |
Homepage: Facebook
Este artigo tem mais de um ano
Seria um pouco mais útil se não tivesse que manter lá o dedo. Seria mais prático para situações como condução, ou ter as mãos ocupadas a fazer algo.
Nada que o programa Line ( android) não faça já há algum tempo. Assim como permite chamadas voip com bastante qualidade. Um excelente programa.
Claro que não tem a mesma difusão do messenger do Facebook.
Mas é preciso quem recebe a mensagem ter o mesmo app?
Discordo com a parte em que o Facebook é o site social preferido no mundo. Para os portugueses, o Hi5 também teve em tempos uma grande difusão. O Facebook surgiu e muitos ainda hoje usam o Hi5 agora um produto Tagged.
Eu concordo que o Facebook tem características atraentes. Contudo tem muita gente que prefere Twitter e outros que preferem o Google+.
Eu pessoalmente ainda tenho Facebook porque o Google+ ainda está muito no início e ainda não tem determinadas ferramentas que tem o Facebook, ferramentas de terceiros, onde está nomeadamente a postagem automática dos feeds nas suas páginas de fãs. No Google+ quando houver uma ferramenta dessas, que é o que está a falhar, aí vamos ver qual será a melhor rede social. Além disso ainda posso acrescentar uma coisa.
O Google+ precisa melhorar os seus círculos pois a ideia dos círculos é excelente mas a ideia dos círculos não está completa. Quando os círculos permitirem subcírculos, então ficará perfeito.