Facebook actualiza e clarifica política de uso de dados…
… revelando como utiliza os dados/informações dos utilizadores
Neste semana escrevemos sobre o documento, disponibilizado pelo Facebook, que dava conta da quantidade de pedidos de informação, pelos mais variados países, acerca de vários perfis/contas no Facebook.
O nosso país teria enviado ao Facebook 213 pedidos de informação, sendo que 42% das mesmas foram respondidas.
Na sequência destes acontecimentos, na quinta-feita, o Facebook anunciou uma actualização na sua política de uso de dados, e também na Declaração de direitos e responsabilidades, explicando, nesse mesmo documento a forma como é utilizada a informação pessoal, como nome e fotografia de perfil, dos utilizadores da rede social mais popular do mundo!
O Facebook anunciou esta quinta-feita uma nova actualização na sua política de uso de dados e na declaração de direitos e responsabilidades.
A notícia foi colocada online e pode ser vista aqui.
Segundo o Facebook, estes dois documentos informam de que forma o Facebook recolhe e utiliza os dados dos utilizadores, e que regras é que se aplicam quando uma pessoa decide utilizar esta rede social.
Na prática, o Facebook decidiu tornar todo este processo mais claro para quem o utiliza.
No que respeita à Declaração de direitos e responsabilidades, a rede social afirma ter revisto a explicação sobre como os conteúdos como o nome, foto de perfil e outros conteúdos do utilizador podem ser utilizados numa determinada ligação de anúncio/ conteúdo comercial de forma a ficar claro que a pessoa dá permissão ao Facebook para essa mesma utilização.
No que respeita à Política de uso de dados, as alterações incidem essencialmente nas informações do utilizador uma vez que ficará esclarecido que o utilizador, quando comunica com o Facebook, partilha informações com a rede social. É também simplificada a forma como é recebida a informação do utilizador e que tipo de informção é recebida, como a partir de onde, de que dispositivos, endereço IP, smartphones, etc..
A secção de anúncios foi toda reenscrita, de forma a clarificar melhor de que forma as informações de utilizador são utilizadas, através da publicidade.
Para além destas informações, pode ainda conferir o resumo por secção para cada um destes documentos, onde encontrará esta e outras explicações de forma mais detalhada.
Claramente o Facebook tem-se mostrado empenhado para clarificar as suas acções. O que pensa desta atitude?
Homepage: Facebook
Este artigo tem mais de um ano
São todos muito eficientes nas medidas que adoptam mas na hora H lá se vão abrindo á colaboração com as Pides Mundiais
Achei que foi muito menos claro do que precisava e um verdadeiro caminho de rato pra se chegar às explicações. Leitura extremamente cansativa.
A conclusão a que eu chego quanto ao Facebook é não compartilhar nada que seja minimamente sensível, buscar outros meios de comunicação com as pessoas de lá e ficar atento às marcações que outros fazem a seu respeito em suas publicações, se a privacidade for importante para a pessoa.