Experimente já o LibreOffice Online
Concorrente do Office 365 e Google Docs
Cada vez mais a Cloud é um trunfo para muitos serviços uma vez que conseguem atrair e trazer inúmeras vantagens para os utilizadores.
No campo da produtividade a Google e a Microsoft já têm as suas suites disponíveis online mas a Document Foundation anunciou em Março que brevemente o LibreOffice também iria estar disponível online.
Ontem a ownCloud e a Collabora anunciaram oficialmente o LibreOffice Online. Saiba como pode experimentar já.
A ownCloud e a Collabora anunciaram ontem a primeira versão do CODE (Collabora Online Development Edition), uma ferramenta cujo objectivo é disponibilizar uma máquina virtual com o LibreOffice Online e o ownCloud.
Com esta plataforma os utilizadores poderão editar documentos do word, folhas de cálculo, apresentações, etc, tudo via interface Web do ownCloud.
LibreOffice Online is what the name suggests - an online version of the well known LibreOffice suite of productivity apps. 'Collabora and LibreOffice Online' integrated into ownCloud Server brings these powerful productivity features to ownCloud users. No other cloud technology offers the quality of rendering LibreOffice brings to the browser and this development edition already offers a wide range of features, with more to come
Representante da Collabora
Funcionalidades
Esta primeira versão oferece já uma interface basta simples que assenta no ownCloud como uma app.
A equipa de desenvolvimento/integração está já a trabalhar em novas funcionalidades com o objectivo que oferecer as melhores ferramentas mas também de forma a garantir suporte com outras plataformas.
Demonstração do CODE
Como experimentar já?
Como referido o CODE está já disponível através de uma máquina virtual. Para obter a máquina virtual (706 MB) basta aceder aqui e importá-la no VirtualBox. Os restantes procedimentos estão também na página de download.
Download
Download: CODE
Este artigo tem mais de um ano
Máquina virtual e ownclowd?!
Mas como é que isto quer ser um concorrente do Google Docs ou do Office 365 ?!
Obriga-nos sempre a ter a maquina virtual em algum lado…
Ainda não é alternativa a nenhum dos dois…
Para casa… Porque é que pagas o office 365? ou vendes a tua informação à google? Pois a alternativa está aí, se queres utilizar em offline tens o libre office normal, ou então podes largar isso num servidor (a cloud) e tens acesso em todo o lado sem te preocupares com a privacidade/updates que mudam o aspeto/funcionalidade ou estares dependente da microsoft ou google.
Realmente não é alternativa mas sim um produto extremamente competitivo.
Pena é que muita gente que usa o libreoffice principalmente a nível profissional não contribui nada para o projeto.
Ainda não testei mas já está na calhar para ser testado.
O artigo não é muito claro ainda vou ver se entendi… concordo com o que disses sobre a falta de contribuição. E repara que o libreoffice não tem publicidade nem sequer uma caixa a piscar a pedir doações… é realmente um trabalho para a humanidade.
Basta hospedares a VM num serviço de cloud ou na tua própria rede e fica a funcionar +- como o GDocs ou Office365
Não se questiona a funcionalidade (ou para já até se pode questionar), questiona-se sim o facto das outras alternativas serem muito mais práticas. Eu não sou contra o lançamento oficial de software e soluções informáticas inacabadas, mas é preciso que sejam consideradas alternativas e uma alternativa é um produto melhor ou praticamente igual (a nível funcional e prático) ao que existe no mercado…
Pois isso é o pior! O pessoal diz sempre “alternativa/o”
Não são alternativa como, por exemplo o google docs não é alternativa ao office, são produtos similares com funções similares porém são produtos diferentes.
Agora tens razão ainda falta ‘acabar’ algumas coisas,
São alternativas a partir do momento em que são ferramentas funcionalmente idênticas, que produzem (ou visam produzir) o mesmo resultado. Podes considerar para além de alternativas, complementos, mas não são complementos obrigatórios.
O Google Docs, o Office365 e este novo CODE têm algumas variações entre eles, mas estão assentes na mesma base visualização/edição de documentos e utilização de Cloud services.
As questões que falaste noutro comentário, relativamente a privacidade, depender da Microsoft ou da Google e afins, não fazem sequer muito sentido.
Para estar à altura, só mesmo a compatibilidade.
99% dos casos ou utilizações é compatível. Google docs também tem muitas incompatibilidades não deixa de ser usado por isso. Acho que o problema está mesmo nas pessoas, elas é que são incompatíveis.
Estas a incluir o potencial que a ferramenta de correio oferece? Nesse sentido, essa percentagem baixa consideravelmente.
+1
Muito prematuro ainda…no owncloud
word ou processador de texto…
essa máquina virtual seria usada como servidor de libreoffice além de servidor de ficheiros?
Eu tenho um alojamento na internet e gostava de colocaro libreoffice como existe o office360, sabem como se faz passo a passo?
Era um excelente tutorial, aqui no pplware! Pedro Pinto, alinhas? 😉
Eu uso o libreofice a anos, e acho ele ótimo para trabalho pessoal, mas falta uma melhor compatibilidades com o office da microsoft
hhhe, pois, se calhar actualmente é mesmo o Ms Office que lhe falta compatibilidade com standarts abertos 😉
Por exemplo em Portugal o standard é o ODF 1.2 salvo erro, e partindo deste principio, a Ms está a anos de luz do standard..
É a perspectiva do “copo meio cheio, ou meio vazio”.
Já alguém conseguiu instalar isto?