A fragmentação está cada vez mais presente no Android
A fragmentação é um problema presente nos dispositivos Android desde quase o seu lançamento. São demasiados tipos de equipamentos existentes e o esforço das marcas para os manter actualizados tende a ser demasiado elevado para ser mantido.
Um estudo efectuado pela OpenSignal veio provar algo que todos sabemos, mas agora trouxe dados concretos sobre o universo Android e todos os seus equipamentos existentes.
A OpenSignal é uma empresa que disponibiliza um software de avaliação das condições de rede, não apenas Wifi mas também 3 e 4G.
Ao disponibilizar essa aplicação a OpenSignal recolhe também os dados que os utilizadores recolhem, permitindo depois a partilha desses dados com outros utilizadores, criando mapas de cobertura e de qualidade de sinal.
Dos dados que recolhem estão também presentes os modelos dos dispositivos e as versões do sistema operativo em uso, o que permitiu criar uma visão pormenorizada do universo Android e do que o compõem.
Os dados, como referimos antes, não são desconhecidos e nem uma surpresa, mas conseguem materializar algo que todos sabemos.
Dos dados recolhidos pela OpenSignal estiveram presentes perto de 19 mil tipos de dispositivos Android diferentes. São 19 mil modelos de diferentes marcas que precisam de ser mantidos e actualizados para as mais recentes versões do Android.
Este número mostra também a aceitação que o Android tem, não apenas entre os consumidores mas também entre os fabricantes.
Dos dados recolhidos o equipamentos que mais se destacou através da sua presença foi o Samsung Galaxy S III, seguido pelo resto da família Galaxy, com vários dispositivos. Este número revela bem do sucesso que esta marca tem junto dos utilizadores Android.
Da lista de marcas que mais dispositivos distintos têm, a Samsung continua a destacar-se com uma presença que ronda os 43%. Imediatamente seguida pela LG, Sony, Motorola e Huawei.
Este valor da Samsung não é estranho pois a marca consegue ter 12 equipamentos nos 13 primeiros lugares da lista de dispositivos.
Claro que a comparação com outro sistemas é inevitável e o iOS é a base que mais vezes é usada. Neste caso justifica-se por ser a única plataforma adicional onde o OpenSignal está presente.
A presença de tantos equipamentos Android distintos e o esforço necessário para os manter actualizados leva a que as versões Android existentes sejam dispares e pouco concentradas. Ainda assim é muito importante ver que o KitKat tem já uma utilização que ronda os 21%.
É claro que face aos 91% do iOS 7, qualquer número do Android fica a anos luz, provando mais uma vez a demasiada fragmentação que existe neste sistema operativo.
Os números apresentados pela OpenSignal mostram que o Android e a Google em particular precisam de investir mais na uniformização do seu sistemas operativos, levando as marcas a actualizar os seus equipamentos de forma mais rápida e com maior consistência.
Estes dados são apenas uma pequena amostra do que é a realidade que pode ser encontrada, mas que representa de forma muito clara o que é o universo Android.