Pplware

Executivo do Facebook preso no Brasil por questão do WhatsApp

O WhatsApp tem estado envolto em problemas no Brasil nos últimos meses. Depois de ter estado 48 horas bloqueado, graças ao incumprimento de uma ordem do tribunal.

Mas os problemas estão de volta, desta vez sem interromper o serviço, mas levando um executivo do Facebook à prisão.

Este novo caso que envolve o WhatsApp é semelhante a que a Apple atravessou e assenta mais uma vez na necessidade das autoridades em acederem a dados dos utilizadores.

O Vice Presidente do Facbook para a América Latina, Diego Dzodan, foi preso ontem porque a empresa se recusa a fornecer às autoridades as mensagens de um utilizador que está a ser julgado por tráfico de droga.

A causa desta falta de colaboração entre o WhatsApp e as autoridades resulta do facto do serviço de mensagens não ter qualquer escritório no Brasil, mas sendo uma empresa detida pelo Facebook, é a esta que são pedidas as responsabilidades e as informações.

Este é só mais um passo no processo que levou a que o WhatsApp estivesse inacessível por 48 horas e que revoltou os utilizadores brasileiros. Mesmo que o Facebook Brasil quisesse dar estes dados, não os tem na sua posse.

Para piorar a situação, todas as mensagens que circulam no WhatsApp estão cifradas e não podem ser acedidas pelos gestores do serviço.

Este parece ser mais um caso de pressão das autoridades policiais para o acesso aos dados dos utilizadores dos serviço, mas com um impacto mediático bem menor quando comparado com o que a Apple tem travado contra o FBI.

Exit mobile version