Estudante castigada por distribuir software livre
A doença do ignorante é ignorar a sua própria ignorância. (Amos Bronson Alcott)
Uma estudante norte-americana foi castigada em plena sala de aula por ter distribuído software livre aos seus colegas. A professora acabou por escrever um e-mail ao programador que o criou, a defender que o software em causa poderia ser ilegal.
O caso teve lugar em Austin, no Texas, onde a jovem castigada foi apanhada pela docente a distribuir uma versão de HeliOS Linux aos seus colegas.
A estudante acabou por ser suspensa e todas as cópias que estava a distribuir foram confiscadas pela professora, que acabou também por enviar um e-mail a Ken Starks, o criador do HeliOS e um dos acérrimos defensores dos sistemas baseados em Linux.
Na mensagem, que Ken Starks disponibilizou on-line no seu blogue pessoal, a docente afirma que «não posso nem apoiar os seus esforços [em defesa do software livre] nem permitir que eles aconteçam na minha sala de aula», alegando que «não tenho a certeza de o que você faz é legal».
Para Karen, como é tratada a docente, «nenhum software é gratuito e espalhar este juízo falso é perigoso. Estas crianças procuram nos adultos um guia a disciplina».
A professora avançou mesmo que «vou investigar isto quando tiver tempo e quero garantir que, se você estiver a fazer alguma coisa ilegal, vou apresentar queixa em tribunal».
Ken Starks respondeu de imediato, afirmando que «em primeiro lugar, se houvesse a mínima hipótese de ter feito alguma coisa ilegal, nem sequer o teria feito».
«Pensar que eu iria envolver jovens em actividades ilegais é um insulto além do ultraje», sublinha o programador.
Na mensagem enviada ao criador do HeliOS, a professora refere ainda que chegou a experimentar o Linux na universidade e defende que as ideias de Starks sobre o seu sistema operativo são «exageradas e baseadas em falsidade».
Karen sublinhou que «este é um mundo onde o Windows corre em praticamente todos os computadores e criar um espectáculo à volta de um sistema operativo não vai ajudar as crianças».
O programador criticou esta referência ao software da Microsoft, defendendo que «o mais perturbador é o facto de que o Austin Independent School District [que integra a escola de Karen] gasta milhões de dólares em software da Microsoft – dinheiro esse que seria mais bem gasto em educar as nossas crianças. Um professor dedicado iria reconhecê-lo e iria defender o software livre», rematou. SOL
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma doida para a colecção. 🙂
N deve ser professora…deve ser vendedora para a microsoft.
«este é um mundo onde o Windows corre em praticamente todos os computadores e criar um espectáculo à volta de um sistema operativo não vai ajudar as crianças»
Claro! Embora seja um sistema bem mais fraco e muito mais dispendioso que a maioria dos concorrentes, como é o mais usado graças ao poder monopolista da MS, é de evitar qualquer tentativa de mudança.
Excelente artigo.
Cumprimentos.
Essa Karen já ouviu falar em liberdade de escolha?
Certamente seria muito mais fácil para ela se todos pensasem e agissem de forma igual, enfim, me conformo em saber que esta atitude serviu para divulgar a causa e estigar ainda mais a curiosidade da juventude em experimentar.
Falei.
Agora era o Starks meter-lhe um processo em cima, irem a tribunal, e ela perder… Isso sim, é que era engraçado 🙂
E Mauro, esses fanboyismos de Linux já cheiram mal… As pessoas não mudam porque pensam que Linux é complicado… Eu experimentei o Caixa Mágica nas aulas de TEC ou TIC à uns 3 anos na escola e realmente para quem está habituado ao Windows é muito difícil mudar de um dia para o outro para Linux…
“This blog is momentarily interrupted to bring you a snippet of recently received email”
Segue o texto do post http://linuxlock.blogspot.com/2008/12/linux-stop-holding-our-kids-back.html
Muito conveniente o email, para promover “a causa” e o HeliOS, sejam os factos verídicos ou inventados. Demasiado conveniente, acho eu. Lá vai sair “bojarda” inútil sobre os professores à conta d e um email … que alguém escreveu.
xiii eu dou cd’s com software livre aos meus alunos…bem se a ministra sabe…
Há pessoal muito ignorante…bem é Americana…
Mas que raio de professora… Devia ir presa por uns dias.
Na faculdade onde andei foi o meu professor que me forneceu o Linux.
Segundo o slashdot esta história ja teve um final feliz. A professora vai começar a usar Linux loool.
Acabo de ler um artigo do Julio Machado Vaz em que um “estudo” alemão em que nos recomenda que para melhorarmos a saúde deveriamos olhar os seios das mulheres, diariamente, durante 10 minutos.
Esta é só mais uma “bizantinice” das muitas que nos azucrinam a paciência…
Essa professora deu um grande contritubo à divulgação do software livre!
Ignorantes sempre os houve e há-de haver enquanto o mundo for mumdo.
Não é grave!
concordo com todos vocês carissimos, só mesmo uma Americana IGNORANTE e RETARDADA MENTAL para ter uma ideia dessas. Questiono-me se ela não usa Palas nos plhos como os BURROS para ver só em frente e se tem um logo da MS sempre consigo para consolo.
o mais importante é que a Aluna e o Programador podem e devem Processar a Professora em causa seguindo as vias normais. ela perde em ambas. pois basta a aluna citar aquela “emenda americana” que menciona a liberdade de escolha e expressão sem sair da escola e se a escola lhe dificultar as coisas pose sempre recorrer a um tribunal. quanto ao programador esmagava a professora em tribunal com muita facilidade.
ah e só por curiosidade sabiam que a Câmara Municipal da cidade on Bill Gates mora usa Software LINUX 😀 …
Fiquem bem…
😐 whaaaat ?
Que sexy, uma linux girl. Estou apaixonado :’ )
Ignorância demais!
😐
_
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Bem essa professora deveria e ter investigado antes de abrir a boca.
Na volta só fez esse escândalo todo porque nao gostava da aluna …
Só sei este escândalo só veio ajudar a divulgação deste software pois fique com vontade se sacar este S.O.
@off topic
Qual e o melhor SO (linux e Windows) para um Host de um Web Site um realm (WoW) e disco rigodo partilhado (para casa 2 de 500GB)?
Ja agora só falta proibirem as pessoas de usar linux nos computadores.
Eu acho que deve existir uma coisa chamada liberdade. Se a professora não gosta de linux não usa agora não se suspende uma aluna por distribuir aos colegas.
Até aposto que a professora tem software pirata no computador já que não gosta de coisas livres e gratuitas.
Eu li a notícia toda e a resposta do Starks e a parte que eu gostei mais foi quando Karen afirma “Estou certa de que se contactarem a Microsoft, a empresa ficará mais do que feliz em vos fornecer uma versão mais antiga do Windows, para que os vossos PC possam ser minimamente úteis…” LOOOOL
Já nem sei se hei de rir ou chorar com tanta ignorância
Que inteligente que ela é.
Claro que é muito melhor ensinar aos alunos, como cá fazemos, o windows, o word, excel, power point, etc., que todos têm possibilidade de comprar (cof cof)…isto nem incita nada à pirataria, logo ao crime…muito melhor que software livre não haja dúvida, sabe-se lá onde é que vão buscar fundos para o desenvolver…
Mais uma maluca pa ir po manicomio. Se calhar soube que errou, e seguiu em frente porque nao queria assumir o erro… sinceramente
América no seu melhor…
e por acaso o software não é todo livre… mas alguem paga por algum software… só se quiser!!!!!!!!
Para “r0cki”
“Eu experimentei o Caixa Mágica nas aulas de TEC ou TIC à uns 3 anos na escola e realmente para quem está habituado ao Windows é muito difícil mudar de um dia para o outro para Linux”
E foste logo tentar o Caixa Mágica!!! Para utilizadores iniciados o mais indicado é Ubuntu, sem dúvida!!! Eu cheguei a testar o Caixa Mágica há uns anos mas como não conseguia descobrir como fazer NADA nele desisti. Com Ubuntu as coisas parece que se fazem sozinhas 🙂 .
Além que o Caixa Mágica usa KDE (pelo menos o que eu tentei) por defeito, o Ubuntu usa GNOME… e eu não me entendo com o KDE, é tudo muito complexo!
Agora relativamente ao artigo propriamente dito… há uns tempos atrás aconteceu algo semelhante com a congénere americana (ou inglesa) da ASAE, que apreendeu cópias do Mozilla Firefox. A responsável desse organismo enviou depois uma comunicação à Fundação Mozilla informando que tinha “recuperado” cópias ilegais do Firefox. Ficou indignada quando a Fundação Mozilla lhe disse que isso era software Open Source, logo livre para distribuir 🙂 … A mudança está a chegar e muita gente ainda é apanhada desprevenida 🙂 …
Lindo ahahah
OMFG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bem, não foi uma estudante, ou o meu inglês piorou?
“I saw he was giving a demonstration of some sort.” – de http://linuxlock.blogspot.com/2008/12/linux-stop-holding-our-kids-back.html
r0ckf3l3r
Não sei se esta noticia é a mesma que eu comentei(e dei o link) á dias atrás num post sobre Linux,mas a ser, só mostra o estado de escravidão dos EUA em relação ao Windows,e alguns (ou muitos)querem que continue a$$im.
Para eles não existe o conceito grátis (free/Open Source etc.),visto que tudo gira á volta do dinheiro e só através dele é que os americanos se mexem para fazer qualquer coisa,seja o que for.
Só teem olhos para uma única coisa: “money,money,money,much much money”e o resto que se #ôda.
Enfim, é a terra das oportunidades,pois…pois… para os traficantes,para os vendedores de armas,para os assassinos/terroristas… um Paraiso.
sem mais,
tjó
made in usa…. ehehheheh mas essa da asea tb foi fixe
isto à com cada um(A).
estejam preparados, a era open source está a chegar, linux está a subir cada vez mais, mas será que chega a ameaçar as politicas da microsoft???
Eu adoro linux mas enquanto este sistema nao for feito para toda a gente poder usar com as aplicações a que está habituado não vai ter grande sucesso.
Mas voltando ao artigo, eheheh, eu tambei gostava de ter professoras BURRAS como esta, todos os dias ìa com uma resma nova de CDs para distribuir. ehehehh
um abraço a todos
mas k lol…
nao quero ser racista, mas neste momento de Americanos nao espero nada melhor…
Depois de uma pesquisa profunda, descobri que a sra professora, é prima em 4º grau da Sra Ministra da Educação. Andaram num curso de Corte e Costura ministrado na U. Independente?
Aliás, um (Desculpem o double post.).
incrivel. propunha uma manifestação no largo do rato a defender o linux em vez do windows nas repartições publicas…
Onde estão os senhores de bata branca para internarem essa senhora?
Parece-me a mim que é uma pessoa que tem e sempre teve tudo com o Windows e que deve ter levado não sei quantos anos a aprender a usar o s.o. agora que vê outras pessoas a usar Linux pensa: “oh não, se mudam o software vou precisar de não sei mais quantos anos para voltar a aprender, é melhor reclamar…” lol
Mas agora mais a sério. Nota-se mesmo uma terrível falta de conhecimento por parte da professora. Se dedicasse mais tempo a conhecer os factos históricos e todo o desenvolvimento que levou à criação deste tipo de software não falaria assim. Se conhecesse muita da realidade dos factos nem abria a boca mas prontos… :\
Claro que esta professora só pode ser ignorante,pois a aluna apenas promoveu a capacidade de escolha dos seus colegas colocando mais um alternativa na mesa kd toca a decidir kual o SO a usar.Houve uma coisa k n percebi pk é k ela enviou o mail ao programador a dizer que o software dele era ilegal ou pk e k ela pensou q era ilegal?
@Comentarios
Windows um sistema mt mais fraco q linux?Hmmm, ha ai kk koisa k me esta a falar, gostava sinceramente de perceber onde é o windows mt mais fraco k o linux.Ja usei ambos e n foi por pouco tempo,o windows tem vantagem nuns sitios e o linux noutros,depende tudo do k pretendemos do SO em causa.Sera so a microsoft a monopolizar o mundo dos SO ou a microsoft monopoliza pk muitas outras empresas nomeadamente os fabricantes o permitem dando apenas suporte em muitos casos ao SO da microsoft?Eu por exemplo comprei um toshiba a uns tempos k vinha com o Vista e instalei o ubuntu em dual boot,depareime com um problema de drivers no ubuntu,telefonei para a toshiba e a resposta deles foi k so davam suporte ao SO k vinha com a maquina,se a maioria das maquinas da toshiba vem com Windows,onde esta a culpa da monopolizacao do mercado de SO?
“Que sexy, uma linux girl. Estou apaixonado :’ ) ”
Amen.
Quanto ao post, este é daqueles que ficava melhor com um “sem comentários” ali no canto direito… que estupidez…
É americana e do Texas, ainda por cima. Num país em nas aulas de ciências se ensina o criacionismo (acho que é assim) em vez da teoria da evolução das espécies, está tudo dito.
Bonito país a américa, bonito nas suas contradições e paradoxos, parece quase portugal. 🙂
E quanto a essa professora, se o aconteceu é verdade, era meter-lhe um processo civil em cma tão grande, mas tão grande que nunca mais na ia iria dizer baboseiras dessas.
A aluna é que é burra, se for inteligente, e como está no País das bananas, move de imediato um processo judicial contra a pseudo professora exigindo milhões de dollars a título compensatório por tudo o que a fez passar.
Bem, os fabricantes são provavelmente pressionados / chantagiados de todas as maneiras possíveis e imaginárias para colocar e darem apenas suporte aos sistemas operativos produzidos pela Microsoft… logo a Microsoft pode ter culpa por ser um monopólio. Mas fica a ressalva que eu no lugar deles faria provavelmente o mesmo, pois não ia querer perder o meu “lugar ao Sol” para um qualquer outro concorrente… todos tentam o mesmo, uns conseguem, outros não.
Quanto ao Linux tem vantagens e desvantagens… quanto à segurança (sempre a mais frisada pelos seus defensores), basta lerem os inúmeros relatórios de segurança publicados pelos CERT e outras organizações para chegarem rapidamente à conclusão que a maior segurança das distribuições Linux é apenas uma ilusão, assim como é ilusão pensar que o Microsoft Windows é seguro. Todos tem vulnerabilidades, que mais cedo ou mais tarde são descobertas e aproveitadas (… e com sorte corrigidas pelos programadores dos S.O.’s).
O Linux ser mais estável que o Microsoft Windows parece-me um facto… e aí concordo.
Um aparte da noticia…
Apesar de tudo eu sou da opinião que a administração pública (Estado, governo, serviços administrativos, tribunais, policia, militares, etc.) deveriam usar um sistema operativo baseado em UNIX eventualmente uma distribuição Linux especialmente fortificada (e verificada por um organismo estatal com engenheiros informáticos altamente competentes) e eventualmente adaptada às necessidades da administração pública de forma a garantir: segurança (como é código aberto pode o estado, que tem recursos e dinheiro para isso, analisar tudo e garantir que não tem códigos para acesso remoto ou sistemas de encriptação especialmente enfraquecidos), estabilidade (as distribuições UNIX tem a fama de serem especialmente estáveis, podendo correr anos a fio sem ser nunca necessário reiniciar… exceptua-se as actualizações de segurança e algumas ao kernel principal para melhorar as funcionalidades… mas estas ainda assim opcionais, porque ia em principio ser tudo em rede fechada… uma rede estatal nunca deve ser acessível via Internet, dê por onde der!), orientação (na administração pública normalmente usasse certos programas para aceder a bases de dados e eventualmente em alguns casos programas como Word ou Acrobat Reader para produzir documentos… já existem certamente alternativas, ou podem ser criadas).
só podia ser uma noticia americana mesmo =S
No blog do responsável do tal projecto Helios (http://linuxlock.blogspot.com) está indicado que tudo acabou bem 🙂 .
A professora em questão já lhe ligou e pediu desculpa pelo sucedido… aponta várias razões, uma das quais o *aluno* em questão (lá diz que é um aluno e não uma aluna) estaria a causar alguns distúrbios na aula, o que acabou por empolar mais a questão e a reacção da professora.
Isto ainda vai dar em namoro entre a professora e ele 🙂 .
É uma vergonha! Na minha faculdade muitos dos meus colegas ainda persistem no erro de comprar Windows, passados uns meses andam a pedir-me para lhes formatar o sistema e instalar alguma coisa que corra de forma rápida, que seja eficiente, e de baixo custo de manutenção… Como não percebo muito disto, e o que aprendi foi graças ao pplware, lá instalo Ubuntu. O pessoal fica maravilhado, e depois de ultrapassada a curva de transição, não querem outra coisa… Mas na minha universidade é a mesma coisa… Se apresento um documento em formato Mac, ou .odt, é o cabo do trabalho e não fiz trabalho nenhum, e é um virus e diabo a 7! Que comunidade científica é esta? Intitulam-se de Drs e Méstres mas são uns calhamaços de fotocopias, e livros para comprar… Onde pára a Revolução Técnológica?
Tudo na America é dinheiro. Porisso mesmo eles estão numa quebradeira sem fim.
Offtopic:
estou a pensar comprar um EEEPC e como o dinheiro é factor chave, estou a pensar comprar a versão com o LINUX. Porém tenho dúvidas quanto a: a) existem drivers para lexmark em linux? b) e para gravador externo da LG? Tenho tb um disco externo que foi formatado em Windows, vou precisar de o re-formatar?
Se alguém que perceba mais de linux que eu puder responder, agradecia
se nao gostares de linux saca windows de borla
Ai, Sarah Palin, Sarah Palin… As saudades que eu tenho de ti e do “I CAN SEE RUSSIA FROM MY HOUSE!”
Agora a sério, esta senhora devia ser internada numa instituição e receber palestras durante uma semana sobre o software livre. Ou então, devia saber que existem coisas grátis neste mundo. Ou ela também paga para beber água e para que o coração dela se mantenha a funcionar?*
*Até pode usar um pacemaker, mas…
Que desgraça… E ainda eu que pensava que só não se percebia nada de informática no 3o mundo…
como e q se chamam aqueles gajos q sao fanaticos por linux, windows ou mac/apple?
desculppem la o offtopic
Isto só pode ser uma brincadeira..
Alguém acredita que uma professora não saiba o que é o Linux?!?
Ela devia era fomentar o seu uso e divulgação.
A doença do ignorante é ignorar a sua própria ignorância.
Esta frase e adequada a esta professora que se calhar nem sabe o que “Linux” mas prontos é a ignorância das pessoas
O Linux é usado desde telemóveis router’s ate servidores topo de gama espero bem que seja uma brincadeira… Ate acho que devia de ser obrigatório uma pessoa poder escolher se quer comprar um computador com ou sem SO como acontece com os portáteis de topo se viessem sem SO podiam ser muito mais acessíveis.
vamos fazer uma manif sff loool
@aver
sobre a noticia ser verdadeira ou não, não faço ideia, mas pelo facto desta noticia já ter corrido inclusivé sites noticiosos mundiais com grande reputação que de certeza a comprovaram, eu tenho a tendência para acreditar nela. Mais não seja que já não é o primeiro caso, visto que há faculdades americanas que suspendem alunos por distribuirem CDs do Ubuntu (estas noticias sairam na CNN) e mais grave, um aluno foi suspenso sem sequer se ter podido defender pelo uso de PHP, pensava o director que era uma droga…, claro que depois foi com grande vergonha que o director da escola apresentou desculpas publicamente ao aluno e familia.
Quanto a utilizar isto contra os professores, não creio, embora a maior parte dos professores não saiba o que é o Linux, eu tenho 3 amigos professores e 5 amigas professoras e de todos, apenas 2 dos professores sabem o que é Linux, mesmo que uma das professoras trabalha com Linux na escola (Caixa Mágica), mas pensava que era Windows… e um dos professores que sabe o que é Linux é também o coordenador das TIC na escola onde lecciona e já levou uma formação minha sobre esse OS (várias distribuições: Caixa Mágica, Ubuntu, Alinex, Linius e Fedora).
Portanto não sejas tão radical quanto a desconfiares, nem da noticia, nem do seu uso para atacar os professores.
Cumprimentos,
A. Pedro Coelho
que besta!!!
@ Pisco
Já tinhas ouvido falar no HeliOS Linux ? O http://distrowatch.com/ também não.
“I am sure if you contacted Microsoft, they would be more than happy to supply you with copies of an older verison of Windows and that way, your computers would actually be of service to those receiving them.” Vem no fim do suposto email.
Ou a professora é burra que nem um porta ou alguém escreveu um email (ou um post) muito conveniente. Trata-se apenas de probabilidades. Continua a parecer-me mais provável a 2.ª hipótese.
Cumprimentos.
Only in Ameee-ri-caaa…
Essa professora pertence a RIAA, é impressionante como as pessoas estão tão ligadas ao monopólio da MS. “É de pequeno que se torce a bandeira”…
O problema começa nas escolas, onde a maioria dos professores também só conhece windows… Não tenho problemas com o monopólio da MS, apenas acho que deviam apostar mais um pouco em sistemas open-source e informar os alunos que existem outros “Deuses”. Enfim… há pessoas para tudo.
A pplware agora vive disso?
Criando posts polêmicos sobre “softwares pagos vs softwares livres”? (Afinal, parece que qualquer post relatado a softwares adjetivados como livres ou pagos aqui sempre há estas discussões… sim, é uma pena).
A que ponto chegamos… 🙁
Jhuy eu entendo-te! É difícil eu sei, mas olha, tenta sofrer o menos possível. Aliás, apenas informamos, não cultivamos o post nem nasceu no nosso quintal.
É esse tipo de lavagem cerebral que a maldita da Microsoft faz na cabeça de seus usuários. O mundo em geral a esta tão mal acostumado com a microsft que não sabe o que e usar um SO de verdade, como Ubuntu, Red Hat, Debiam, Kurumim entre outros que não citei.
Isso e porque vivemos num mundo capitalista onde as pessoas se drogam e se escravizam, pagando ou pirateando software para não ficar de fora desse ¨globalização¨ maldita.
E somos nós, usuários linux quem somos os doidos!!!!
Heheheheheeh, que piada mais sem graça né.