Pplware

Estado de emergência vai manter-se até 8 de dezembro

O Estado de Emergência foi renovado! Não pode haver dúvidas que o mundo atravessa um momento difícil! A pandemia por COVID-19 tem tido um enorme impacto na sociedade e as medidas são duras!

Numa declaração ao país, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a renovação do Estado de Emergência.


É provável que uma terceira vaga possa ocorrer…

Num comunicado sentido, Marcelo Rebelo de Sousa reconhece que os portugueses estão muito cansados “destes nove meses”. No entanto, ainda nada está ganho e o estado do País é muito grave.

O Presidente da República pede calma, que não se recorra à violência e deixou já o aviso: o estado de exceção não será levantado tão cedo.

Numa declaração que demorou cerca de 15 minutos, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que os especialistas referem que as medidas demoram cada vez mais tempo a produzir efeitos e quanto mais tarde forem tomadas menos eficazes serão e mais tempo terão de durar.

Apesar de sinais de ligeira descida do indicador de propagação do vírus e de desaceleração do crescimento dos casos em concelhos em que se interveio há mais tempo, sobe o número de mortes, o número de cuidados intensivos, o número de internados em geral e poderá atingir o nível máximo no final de novembro e início de dezembro

Marcelo Rebelo de Sousa deixa também o alerta que “é provável que uma terceira vaga possa ocorrer entre janeiro e fevereiro e será tanto maior quanto maior for o número de casos um mês antes”

É muito provável a renovação do estado de emergência “de 9 a 23 de dezembro, ou mesmo mais renovações posteriores”. Que ninguém se iluda, não hesitarei em propor para que o Governo disponha de base suficiente para aprovar o que tiver de ser aprovado”. “Não hesitarei um segundo” em fazê-lo.

Na sua declaração, Marcelo Rebelo de Sousa pede também que os julgamentos se façam apenas no fim. O momento é de união e outro momento haverá, nomeadamente momentos eleitorais” para que esse “julgamento” seja feito.

Leia também…

Exit mobile version