Pplware

ESA capta miniatura do rio Nilo em lua de Saturno

Por Rui Pinto para o Pplware

Descoberta pode abrir portas a novas possibilidades

A Ciência dedicada à exploração do universo, teve um ano de 2012 em cheio. Depois da descoberta do Bosão de Higgs (ou partícula de Deus), foi também lançado com sucesso o robot Curiosity em Marte.

Estes, entre muitos outros, forma momentos marcantes na história da ciência, nomeadamente a ciência espacial, à qual se junta agora uma nova descoberta, feita pela ESA (European Space Agency).

Durante a missão Cassini-Huygens, a agência espacial europeia detectou no Titã, a maior lua de Saturno, o que aparenta ser um rio de grandes dimensões com uma extensão de cerca de 400km, que foi comparado a uma versão do rio Nilo em miniatura. Esta é a primeira vez que se captam imagens de um rio tão vasto e, tal feito pode abrir portas a várias possibilidades!

Titã é a maior lua do planeta Saturno e, é também o único local fora da terra, onde há conhecimento da existência de líquido estável à superfície. No entanto, em vez de ser à base de água, o ciclo hidrológico desta lua é composto por hidrocarbonetos, como etano e metano.

Durante a missão internãcional Cassini-Huygens, levada a cabo pela ESA, foi detectada pela primeira vez, um rio com grandes dimensões, atingindo uma extensão de cerca de 400km. Este rio já foi mesmo apelidado de miniatura de Nilo, dado o seu tamanho.

Esta é a primeira vez que uma imagem revela um rio tão vasto e com tanta resolução:

 (clique para ampliar)

Segundo Jani Radebaugh, cientista associado à equipa de radares da missão, “Embora existam alguns meandros locais e curtos, a linearidade relativa do vale do rio sugere que segue o rastro de pelo menos uma falha, semelhante a outros grandes rios na margem sul do mesmo mar. Estas falhas não indicam que existam placas tectónicas como na terra, mas podem conduzir à criação de bacias e de talvez de mares gigantes”.

A missão Cassini-Huygens é um projecto conjunto da NASA, ESA, ASI (agência espacial italiana), com o objectivo de enviar uma missão não tripulada para estudar Saturno e os seus satélites naturais. Foi enviada em 1997 e chegou a Saturno em 2004.

Para mais imagens desta missão, acedam aqui, ao arquivo de imagens da missão.

Qual a vossa opinião acerca desta descoberta? Poderá abrir novas portas no conhecimento do (ainda) tão desconhecido Universo?

Exit mobile version