Pplware

Elon Musk obrigado a abandonar presidência do conselho de administração da Tesla

As comunicações de Elon Musk no Twitter sempre foram de cariz intempestuoso e, aparentemente, pouco refletidas. O homem forte da Tesla recorre a esta rede social para apresentar novidade e para desabafar, levando a que por vezes diga coisas que não deve dizer.

Foram precisamente as suas publicações no Twitter, sobre a sua ideia de retirar a Tesla da bolsa, que levaram agora a que tivesse de abandonar presidência do conselho de administração da Tesla.


Esta novidade resulta de um acordo que Elon Musk e a Tesla estabeleceram com a SEC, a Securities Exchange Comission, e tem como base uma investigação que foi conduzida, onde procuravam provar que o dono da Tesla tinha cometido fraude ao anunciar que queria retirar a Tesla da bolsa e comprar todas as ações da empresa, tendo já investidores prontos para o apoiar.

Como resultado destas publicações, as ações da Tesla subiram 11% em bolsa, o que levou a entidade reguladora norte-americana a investigar o caso. Em causa estava a ideia de que a intenção de Elon Musk era meramente especulativa.

Desde o início deste caso que a SEC pedia como pena que Elon Musk abandonasse o cargo de presidente do conselho de administração da Tesla, algo que agora foi conseguido. De acordo com a informação existente, Elon Musk tem 5 dias para abandonar o cargo.

No entanto, Elon Musk poderá retomar este cargo dentro de 3 anos e conseguiu manter-se como o CEO da Tesla. Para além deste castigo, Elon Musk e a Tesla estão obrigados a pagar uma multa de 20 milhões de dólares cada um.

Curiosamente, e como uma das partes do acordo, Elon Musk terá aceitado que nunca poderá admitir ou negar que terá cometido fraude, o que na prática representa que nunca poderá publicamente declarar que não fez nada de errado.

Termina assim um caso que se tinha iniciado em agosto, pouco tempo depois das publicações feitas por Elon Musk e que acabaram por não ter qualquer andamento, tendo a empresa mantido a sua posição em bolsa.

Exit mobile version