Pplware

Edward Snowden: As criptomoedas vieram para ficar mas a Bitcoin vai desaparecer

As criptomoedas são hoje uma realidade e cada estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Ainda não estão disseminadas como muitos pretendiam, mas ganham mais espaço a cada momento que passa.

Também Edward Snowden, um dos mais importantes elementos da história recente da Internet, tem uma palavra sobre estas moedas virtuais e as suas ideias são claras. As criptomoedas vieram para ficar mas há quem vá ficar pelo caminho.


Todos conhecem Edward Snowden e as decisões que tomou para mostrar ao mundo as ações que agências como a NSA ou outras tomam para controlar e ter acesso à informação de todos os cidadãos.

Numa recente entrevista que deu a Ben Wizner, diretor do projeto ACLU Speech, Privacy and Technology, Snowden esclareceu as suas ideias sobre o papel da Bitcoin como moeda global ser transferido para outras criptomoedas, em vez de dissipar.

Segundo Snowden, a Bitcoin pode ser comparado a uma moeda fiduciária e apontou que a única diferença entre esta e o monopólio é a crença gerada pelo apoio estatal, que essencialmente se resume a “homens armados”.

Na sua opinião, enquanto a Bitcoin e outros ativos criptográficos baseados em blockchain têm uma quantidade severamente limitada de valor, duas coisas asseguram que a bitcoin permaneça viável no curto prazo.

O primeiro, é a escassez, que é causada pela oferta limitada da Bitcoin a 21 milhões de BTC. Essa escassez gera concorrência para minerar os poucos milhões de Bitcoins restantes, e isso por si só dá uma medida de valor.

O segundo motivo, e o factor mais significativo, é o facto de grande parte da população vê-lo como meio de troca. Segundo Snowden, essa crença nas criptomoedas como método de transferência monetária fora dos bancos é transferível, e sobreviverá à morte do BTC.

Ainda sobre a Bitcoin, revelou que gosta desta moeda pelas oportunidades e possibilidades que cria ao redor do mundo, mesmo com todas as previsões que tem sobre o seu fim.

Indo mais longe, no entanto, ele criticou o paradigma hash existente do blockchain, afirmando que nenhum dos dois principais métodos de hashing são bons e novos métodos devem ser desenvolvidos.

Sem se limitar nas palavras, Snowden descreveu o proof of work como uma atividade ambientalmente destrutiva, utilizada a favor dos mais ricos, e a proof of stake é um sinal que se dá para os ricos, esperando que a ganância mantenha o sistema a funcionar.

Exit mobile version