Porque a nossa prioridade é a qualidade da informação que chega aos nossos leitores, escolhemos alguns artigos publicados ao longo da semana que passou e que reflectem o que de mais relevante se falou no mundo tecnológico no Pplware.
O Projecto Ara pretende revolucionar a forma como criamos e usamos os nossos smartphones. Tendo uma base de trabalho partilhada por todos, permite que qualquer um crie o seu smartphone personalizado e com os módulos que cada um quer.
A lista de parceiros da Google neste projecto é grande e cada um deles comprometeu-se a criar um conjunto de módulos diferentes, cada um adaptado à sua função.
A Toshiba apresentou os seus primeiros módulos fotográficos, dando assim início à tão esperada criação de módulos complementares ao próprio Ara.
Um dos grande trunfos da Apple é a sua popularidade, um manto de elogios e conceitos que leva milhões de utilizadores a preferir a marca de Cupertino em detrimento de qualquer outra referência no mundo da tecnologia.
Agora, um estudo de reputação dá o lugar cimeiro do pódio à marca coreana. É verdade, a Samsung é agora a marca mais popular.
Os computadores portáteis continuam a ser uma excelente ferramenta tanto de trabalho como de lazer, se bem que nos últimos anos, a parte do lazer tenha vindo a ser conquistada pelos tablets.
Talvez por isso, muitas foram as marcas que reinventaram o conceito de computador portátil e lhe conferiram algumas das capacidades encontradas nos outros dispositivos móveis. É o caso deste HP Pavilion x360 de 13″ que analisámos e que agora lhe mostramos as potencialidades de um equipamentos deste género.
No passado dia 14 de Fevereiro (Sábado), vários sites alojados nas infra-estruturas da PT, incluindo os do grupo Cofina (Jornal de Negócio, Correio da Manhã e Record) e grupo Impresa (SIC) ficaram completamente sem serviço. Depois de vários esforços, que tiveram inclusive a participação de engenheiros da multinacional americana EMC, o “apagão” foi resolvido.
A PT veio agora referir que tal “apagão” se deveu a um “erro humano” do fornecedor americano de equipamentos de armazenamento de dados.
O lançamento do Apple Pay veio revolucionar e tornar mais acessível a tecnologia associada aos pagamentos móveis. Esta tecnologia não é uma novidade, mas apenas agora veio tornar-se democratizar-se e estar ao alcance de todos.
Como será um negócio muito lucrativo e com impacto directo na venda de equipamentos, muitas marcas estão agora a virar-se para ele e a querer garantir a sua presença e a sua parte dos lucros.
A mais recente empresas a chegar a este novo mercado é a Samsung, com a compra de uma das rivais da Apple, a LoopPay.
O processo pode parecer saído de um filme de Hollywood mas, na verdade, é mais um caso grave de falta de segurança no sistema operativo Android.
Segundo especialistas de segurança da AVG, existe um malware que interfere no processo de desligar o dispositivo, levando o utilizador a pensar que, de facto, o equipamento está desligado. Na verdade, o equipamento continua ligado e até ligado ao serviço dos hackers.
A Lenovo está a vender computadores que trazem já pré-instalado um software que sequestra as sessões criptografadas do browser colocando o utilizador vulnerável a ataques man-in-the-middle (via HTTP).
Este ataque pode, por exemplo, obter as credenciais do utilizador num acesso ao banco online, mesmo sendo a sessão cifrada via HTTPS.
Foi há uma semana que a Wiko apresentou os seus dois novos smartphones, o Wiko Ridge 4G e o Wiko Ridge Fab 4G. Estes dois equipamentos são do melhor que a Wiko já colocou no mercado e, finalmente, a marca começou a apostar na inclusão de processadores da Qualcomm nos seus dispositivos.
Ambos os smartphones serão colocados à venda em Portugal já no próximo mês de Março e o Pplware já tem consigo o Wiko Ridge 4G para mais uma análise. Assista ao unboxing e conheça algumas das suas principais características.
Problemas com cobertura Wifi dentro de casa são uma constante. Recentemente o Pplware teve acesso ao router Technicolor TG784n v3, que é instalado nos pacotes fibra da MEO, e descobrimos algumas novas funcionalidades que normalmente não estão presentes nos equipamentos usados na ligações ADSL.
A nova versão do Android veio trazer um vasto conjunto de novidades para este sistema operativo. Depois de algum atraso inicial na sua disponibilização, a Google acabou por o tornar acessível a (quase) todos os equipamentos Nexus e também aos fabricantes, para que criem as suas versões.
Alguns problemas foram detectados nesta versão e a Google tem estado a trabalhar para que a nova versão seja dirigida a resolver estas questões.
O Android Lollipop 5.1 vai ser uma realidade muito em breve e tudo aponta que será já durante o mês de Março.