Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço público? Mesmo existindo um endereço público associado ao router, sabia que este muda de X em X tempo?
Como solução para este problema nada melhor que usar um nome em vez do IP. Para isso existe o popular serviço no-ip, ou até o serviço dynIP do SAPO. Hoje vamos conhecer uma alternativa, o Duck DNS!
O Duck DNS é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento, (por exemplo: 81.112.159.76) por um “nome” do tipo Este serviço está alojado na plataforma de cloud de Amazon e o código do serviço está disponível sob a licença GNU GPLv3 desde Maio de 2016.
Como criar um DNS dinâmico com o Duck DNS?
Usar o Duck DNS é realmente muito simples. Para tal basta que acedam ao endereço www.duckdns.org e autentiquem-se usando um dos serviços apresentados na zona superior (Ex. Facebook, Twitter, Google, etc).
Depois de entrarem no serviço basta que escolham um nome que ficará associado ao domínio a criar (ex. http://pplware.duckdns.org).
Por fim basta indicarem que endereço IPv4 e até IPv6 pretendem associar ao domínio criado. A título de exemplo indicamos o 8.8.8.8 para o endereço http://pplware.duckdns.org.
Para quem pretender instalar clientes do Duck DNS, que actualizam automaticamente o endereço IP no serviço, podem fazer o download aqui ou, em alguns casos, ver como se configura.
Sem grandes complicações e de uma forma muita rápida é possível criar um nome/domínio, com um IP associado para qualquer serviço/máquina que se pretenda. Pelo que testamos o domínio fica de imediato disponível (experimentem pingar o endereço pplware.duckdns.org) e o melhor de tudo é que é gratuito.