O Discord vai passar a utilizar links temporários de ficheiros para todos os utilizadores até ao final do ano, de modo a impedir que os atacantes utilizem a sua CDN (rede de distribuição de conteúdos) para alojar e distribuir malware.
O Discord está a mudar a sua abordagem ao alojamento de ficheiros, num esforço para reprimir o malware. A plataforma começará a usar links de ficheiros temporários que expirarão após 24 horas para o conteúdo partilhado fora do Discord. A mudança deve entrar em vigor até o final do ano.
Embora a intenção declarada da mudança seja reprimir o malware, também restringirá o uso mais amplo da plataforma como um serviço não oficial de cloud para guardar de ficheiros. Não é invulgar os utilizadores carregarem imagens e outros conteúdos para os seus próprios servidores e depois publicarem essas ligações noutros locais.
O Discord não é uma cloud de ficheiros
Quando a plataforma deixar de ter links permanentes para os ficheiros, usá-la como cloud deixará de ser possível, porque os links deixarão de existir ao fim de um dia. Nada mudará em relação ao conteúdo publicado e partilhado no próprio Discord.
Mudar para links de arquivos temporários “ajudará a nossa equipa de segurança a restringir o acesso ao conteúdo sinalizado e, geralmente, reduzir a quantidade de malware distribuído usando a nossa CDN [rede de distribuição de conteúdo].
Disse um porta-voz do Discord.
A empresa também observou: “Se os utilizadores estiverem a usar o Discord para hospedar arquivos, recomendamos que encontrem um serviço mais adequado”.
Leia também…