O famoso caso Dieselgate, do grupo Volkswagen, já foi há 3 anos mas parece que o caso ainda não está fechado. Como já tínhamos reportado, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) avisou que os veículos do grupo afetados pelo problema que não sejam reparados ficam impedidos de circular nas estradas portuguesas.
Agora o alerta vem da KBA (autoridade da indústria automóvel Alemã).
São vários os veículos da VW, Audi, Porsche, Skoda e Seat que chegaram aos consumidores com software adulterado! O grupo Volkswagen chamou às oficinas os proprietários destes veículos mas alguns estão a ignorar o pedido de atualização. Tendo a noção do risco, a autoridade da indústria automóvel Alemã, tal como já tinha sido feito pelo IMT em Portugal, fez um ultimato e referiu que os motores do grupo VW que não forem atualizados não poderão circular.
De acordo com várias informações, há já vários veículos da VW e da Audi, que estão equipados com motores Euro5, que não têm permissão de circular visto os seus proprietários terem ignorado as chamadas para atualização do software.
Até ao passado mês de junho, 95% dos veículos com software adulterado (num total de 2,46 milhões de veículos) já tinham sido atualizados. Segundo a KBA, apenas 0,6% dos veículos ignoraram a chamada para a atualização o que significa que, em breve, poderão deixar de circular.
Via CNET | Automobilwoche