Foi ao final do dia de ontem que o grupo Lizard Squad dirigiu um ataque de DOS contra as redes das plataformas de jogos da Sony e da Microsoft.
Foram várias as horas que esses serviços estiveram inacessíveis ou com problemas de utilização, tudo graças ao ataque que estava em curso.
Mas o grupo Lizard Squad virou agora a sua atenção contra outro alvo. Desta vez é a rede Tor que está sobre ataque, numa tentativa de a controlarem.
A rede Tor permite que seja utilizada a Internet sob uma capa de anonimato que permite que qualquer utilizador navegue sem que seja conhecida a sua identidade.
Mas o grupo Lizard Squad resolveu agora virar todos os seus recursos contra esta rede e pretende controlá-la, conseguido assim quebrar a sua forte anonimização.
O ataque foi anunciado via Twitter, local onde normalmente revelam os seus actos e quais os seus alvos. Num simples Tweet revelaram que deixaram de estar interessados nas redes PSN e Xbox Live, virando os seus esforços contra a rede Tor.
To clarify, we are no longer attacking PSN or Xbox. We are testing our new Tor 0day.
— Lizard Squad (@LizardMafia) 26 dezembro 2014
Segundo algumas informações, os alvos deste ataque são os relays da rede Tor, estando já sob controlo do Lizard Squad mais de 3000, o que representa quase metade dos 8000 disponíveis.
Ao controlar estes relays os atacantes vão conseguir seguir o rasto dos utilizadores, conseguindo saber com grande detalhe a origem dos utilizadores e a sua identidade.
Ficará assim quebrada a anonimização da rede Tor e inutilizada a sua utilidade para todos os que a querem usar.
O grupo Lizard Squad tem estado particularmente activo neste final do ano. Depois de ontem ter causado estragos grandes nas redes da Sony e da Microsoft, é agora a vez da rede Tor a ser a vítima deste grupo de hackers.