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Deixou o telemóvel para ser reparado numa loja e os funcionários transferiram 5.000 euros

Não é uma situação especial ou estranha. Afinal, quando o telemóvel tem alguma avaria, os funcionários da loja de reparação podem pedir os dados de acesso do dispositivo para “testá-lo” quando a reparação for feita. Neste caso, houve um abuso: um roubo de 5 mil euros.


O caso foi reportado pela Guarda Civil de Tenerife. As pessoas que roubaram os 5 mil euros foram presas. O caso está a ser investigado, até porque este poderá não ser caso único. Nem todos os dados foram divulgados, enquanto a investigação estiver em curso.

Segundo o que foi reportado, uma pessoa mandou reparar o seu telemóvel numa loja convencional, como tantas outras, em Tenerife, Espanha. Alguns dias depois o cliente deu conta que lhe desapareceram da conta 5 mil euros.

Mas como foi possível?

A situação é simples. Quando o equipamento tem uma avaria no ecrã, na bateria ou em qualquer outro componente e os utilizadores não vão a lojas autorizadas, sujeitam-se a seguir regras das lojas e dos funcionários, que, por norma, não seguem as normas. Isto é, nenhuma loja pode solicitar as palavras-passe e outros dados privados do cliente.

A burla foi levada a cabo através da aplicação do próprio banco no telemóvel que foi deixado na reparação. Na loja, aproveitaram o facto de o cliente ter deixado o telemóvel desbloqueado para aceder à app do banco e transferir 5.000 euros. A vítima apresentou queixa na Guardia Civil e foi fácil encontrar os burlões.

Duas pessoas de 35 e 24 anos, residentes nos municípios de Arona e Adeje (Tenerife), foram detidas. Um deles era o funcionário do estabelecimento e o outro a pessoa que recebeu a transferência de 5.000 euros. Ambos já se encontram sob custódia do tribunal de instrução da cidade de Arona.

Apple quer evitar este tipo de esquema

A Apple, no iOS 17.5 trouxe uma nova funcionalidade: Estado da reparação. Esta funcionalidade tem como missão manter o sistema de localização Encontrar (Find My) ativo mesmo quando o utilizador envia o iPhone para reparação. Isto evita certos roubos.

Além disso, há algumas ações que, se tem um iPhone, deve ter em conta.

Claro que noutros telemóveis as recomendações serão muito idênticas, sobretudo nunca deixar as palavras-passe da conta de utilizador e dos serviços Google.

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