Os automóveis estão a ficar “inteligentes”, estão a receber tecnologia que permite gerir remotamente várias funcionalidades, isto depois de passarem a estar ligados à Internet.
Com esta ligação ao mais tenebroso mundo da informação, tudo é possível, até ao ponto dos hackers poderem controlar o veículo, desligar os airbags e outros dispositivos de segurança.
Correremos perigo de vida?
Segundo alguns investigadores de segurança, actualmente os hackers já são capazes de se ligar remotamente ao sistema de um carro e desactivar os recursos de segurança importantes.
O que era em 2013 uma promessa, eventualmente uma certeza com reticências, já é hoje uma verdade incontornável. Além da facilidade de entrarem hoje num carro, activarem o sistema informático do veículo e o roubarem fisicamente, situação que todos os dias ouvimos e lemos, há ainda o crime mais tecnológico.
Segundo a equipa da CrySyS Lab, que trabalha em cooperação com investigadores da Universidade de Budapeste, os automóveis modernos são, de forma generalizada, informatizados e, portanto, potencialmente vulneráveis a ataques. No entanto, enquanto algumas pesquisas anteriores mostraram que as redes internas dentro de vários modelos de carros modernos são inseguras, o modelo associado a estes ataques exige o acesso físico ao veículo, deitando por terra o ataque remoto.
Mas, havendo comunicações wireless dentro dos veículos, a investigação levou a algumas questões, uma pelo menos pode ter um fundo de realidade:
Poderá um automóvel ser atacado através de dispositivos com comunicações sem fios?
Esta questão é pertinente porque há de facto essa possibilidade. Actualmente mesmo sem acesso físico ao veículo um hacker continua a ter “portas” de acesso a dispositivos como o auto-rádio, leitor de CD, Bluetooth incorporado no sistema de gestão do habitáculo e em algumas ferramentas de mecânica que o automóvel traz de fábrica.
Os investigadores descobriram assim que a exploração remota é possível através de uma ampla gama de vectores de ataque, são comunicações sem fio que permitem o controlo do veículo a longa distância, localização do mesmo, monitorização, infiltração de áudio no interior do carro e mesmo o roubo.
Qualquer coisa que pode ser ligada e desligada a partir da aplicação de diagnóstico, pode ser ligada e desligada.
Referiu Levente Buttyan dos laboratórios CrySyS Lab – os experts que mostraram como se faz o hack.
Depois de termos desligado o airbag, continuamente, reportámos à aplicação que ele continuava activo.
Os carros modernos são controlados por um computador complexo distribuído sistemas que compreendem milhões de linhas de código em execução em dezenas de processadores heterogéneos com conectividade rica, fornecida por redes internas (por exemplo as CAN).
Enquanto esta estrutura tem oferecido benefícios significativos para a eficiência, segurança e custo, também criou a oportunidade para novas formas de ataques. Por exemplo, os testes anteriores demonstraram que um invasor ligado à rede interna de um carro pode burlar todos os sistemas de controlo de computador, incluindo a segurança elementos críticos tais como os travões e motor.
Será que o futuro trará uma nova gama de crime agora tendo os automóveis como alvo?