Pplware

COVID-19: Tem 18 ou mais anos e ainda não foi vacinado? Já pode (finalmente) agendar

Depois de algum atraso na abertura da data para a vacinação de maiores de 18 anos, é finalmente possível proceder ao agendamento. O processo de vacinação em Portugal contra a COVID-19 está a decorrer a um bom ritmo, segundo avançam as autoridades, no entanto, alguns atrasos na entrega de vacinas, motivaram o adiamento da abertura do processo de agendamento para esta faixa etária.

O coordenador da task force, Gouveia e Melo, avançou ainda que o país está preparado para começar a vacinar jovens de 16 e 17 anos a partir de 14 de agosto, no entanto, é necessária a aprovação da DGS.


COVID-19: Tem 18 ou mais anos e ainda não foi vacinado?

O auto-agendamento online para os portugueses com 18 anos ou mais anos já está disponível. Esta possibilidade chegou um pouco mais tarde do que o esperado, por indisponibilidade de vacinas, mas esse problema já foi ultrapassado.

O portal para agendamento passou a disponibilizar um novo formulário para agendamento. Este formulário destina-se apenas ao pedido de agendamento da primeira inoculação contra a COVID-19. Se já foi vacinado(a), contraiu a infeção por COVID-19 ou tem agendamento anterior, o seu pedido não será considerado.

Entre as doenças que darão prioridade, independentemente da idade, conta-se a diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais, refere o comunicado da DGS.

Aqueles que recuperaram de infeção por COVID-19 “há pelo menos seis meses” também estão incluídos na segunda fase de vacinação, “de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem”. Estes serão vacinados “com apenas uma dose, independentemente da vacina”.

Agendamento

Além do processo de agendamento para os maiores de 18 anos, Gouveia e Melo, coordenador da task force já veio garantir que está tudo pronto para iniciar a vacinação de jovens acima dos 16 anos, a partir de 14 de agosto. No entanto, ainda é necessário o aval da DGS.

Em 14 de agosto, vamos iniciar a vacinação dos adolescentes dos 16 e 17 anos. Entre os 12 e os 15 anos será nos dois fins de semana a seguir, se a DGS acordar da importância da vacinação desta faixa da população. […]

É uma quantidade muito elevada de pessoas suscetíveis ao vírus e com uma grande mobilidade, por causa das escolas e dos infantários, e um grande contacto comunitário.

Exit mobile version