Pplware

COVID-19: Portugal volta a ser dos piores países do mundo

Se até agora o nosso país estava a ser um exemplo no combate à COVID-19, tudo mudou rapidamente. Portugal volta a ser um dos piores países do mundo no que diz respeito à pandemia.

O Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) atualizou os mapas da COVID-19 e Portugal está todo a vermelho.


Apenas o Chipre está pior que Portugal na pandemia por COVID-19

Todas as regiões de Portugal Continental estão, esta quinta-feira, no nível de risco elevado nos mapas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Durante vários meses com o semáforo a laranja, Portugal volta a atingir valores que colocam o semáforo a vermelho que significa que o nosso país está em risco elevado.

A categoria “vermelho” significa que, nestas regiões, a taxa cumulativa de notificação de casos de infeção nos últimos 14 dias varia de 75 a 200 por 100 mil habitantes ou é superior a 200 e inferior a 500 por 100 mil habitantes e a taxa de positividade dos testes de é de 4% ou mais.

De relembrar que, em fevereiro de 2021, Portugal chegou a estar na categoria “vermelho-escuro” dos mapas do ECDC, usada para zonas onde o vírus está a circular a níveis muito elevados.

No mapa atualizado, apenas Chipre está no “vermelho-escuro”, mas praticamente toda a Espanha encontra-se agora também no “vermelho”, com exceção da Galiza e Castilla La Mancha.

Em meados de junho, o Conselho da UE adotou uma recomendação para abordagem coordenada nas viagens, propondo que vacinados e recuperados da COVID-19 não sejam submetidos a medidas restritivas como quarentenas ou testes.

Estes mapas da agência europeia seguem um sistema de semáforos sobre a propagação da COVID-19 na UE, a começar no verde (situação favorável), passando pelo laranja, vermelho e vermelho-escuro (situação muito perigosa).

ECDC

Leia também…

Exit mobile version