Pplware

COVID-19: Portugal vai aderir ao Certificado Digital da UE a 1 de julho

O mundo ainda está em estado de pandemia apesar de todos os esforços para controlar esta ameaça. As vacinas são um enorme aliado, e quem já foi vacinado poderá circular  “livremente” pela Europa bastando para isso ter o Certificado Digital.

Portugal vai aderir a este documento logo a partir de 1 de julho.


Certificado Digital estará disponível em papel e em digital

O Certificado Digital COVID da UE facilitará a livre circulação segura dos cidadãos na UE durante a pandemia de COVID-19. O certificado será introduzido nos Estados-Membros da UE. Os países podem começar já a emitir e utilizar o certificado, que estará disponível em todos os Estados-Membros da UE a partir de 1 de julho de 2021.

Este documento irá estar disponível em papel mas também numa versão digital. Terá um código QR que irá garantir a segurança e a autenticidade do certificado.

Principais características do certificado Digital

Segundo o Expresso, o desenvolvimento de toda a tecnologia está a cargo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), sendo que o “certificado será gerado usando a informação do Ministério da Saúde encriptada com recurso à infraestrutura da Imprensa Nacional-Casa da Moeda”.

As informações serão apresentadas sob a forma de um código QR, que pode ser eletrónico (no smartphone ou tablet) ou impresso e digitalizado, durante a viagem.

Como funcionará o certificado?

Certificado Digital COVID da UE

Exit mobile version