Face à pandemia provocada pela COVID-19, há que repensar muitas das coisas que fazíamos no dia a dia. Não havendo ainda informação científica que comprove, na totalidade, que o vírus possa não permanecer em superfícies, os hospitais portugueses estão instalar um Kit para abrir portas sem tocar com as mãos.
Na próxima semana vão ser instalados mil em hospitais, e já há mais 4.500 pedidos só para a região centro.
KIT ajuda a prevenir na transmissão da COVID-19
Em declarações à Lusa, Helena Soares, representante da empresa em Portugal, revelou que o “porteiro” surgiu da vontade dos responsáveis de uma empresa de design e produção, de raízes escandinavas, mas que está a instalar-se em Portugal, de contribuir para a luta contra o novo coronavírus, que provoca a doença COVID-19. A produção está a ser feita em Portugal e o “porteiro” pode ser instalado em qualquer tipo de maçaneta, evitando contactos com as mãos.
O dispositivo, simples e em metal lacado, permite a abertura de portas com os braços e instala-se em menos de cinco minutos. Helena Soares disse à Lusa que o SUCH estimou que só para a zona centro serão necessários pelos menos mais 4.500 e acrescentou que não param de chegar mais pedidos de hospitais. O equipamento não é propriamente tecnológico, mas é aparentemente uma boa solução e rápida de instalar.
A representante explicou também que o produto é feito em Portugal, mas que foi concebido por uma equipa finlandesa, e disse que o “porteiro” já está também a ser instalado em outros países, oferecido a entidades não lucrativas, ainda que os responsáveis da empresa admitam no futuro a comercialização.
“Para já o objetivo é ajudar os hospitais, julgamos que pode ter um papel muito importante no aparecimento de um novo surto de COVID-19 no outono, e temos tempo para colocar milhares de ´porteiros´”, frisou Helena Soares. O “porteiro” não é apenas destinado a hospitais e centros de saúde.