[Notícia atualizada às 2020-02-12 19:30]
Uma nova declaração da GSMA veio confirmar que afinal o MWC foi cancelado e não vai acontecer em Barcelona este ano.
Tendo em conta o número de empresas que já desistiram, a maior feira de tecnologia direcionada para o segmento móvel estava em risco de não abrir portas. No entanto, a organização da feira veio informar que o evento vai mesmo realizar-se.
A decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária da GSMA (entidade responsável pela organização).
[Notícia atualizada às 202-02-12 19:30]
Uma declaração da GSMA veio agora confirmar os piores receios. O MWC foi mesmo cancelado, sendo alegado que não estão reunidas as condições de segurança para a saúde dos participantes.
With due regard to the safe and healthy environment in Barcelona and the host country today, the GSMA has cancelled MWC Barcelona 2020 because the global concern regarding the coronavirus outbreak, travel concern and other circumstances, make it impossible for the GSMA to hold the event.
Neste comunicado, é ainda reforçado que a cidade de Barcelona entende a posição tomada e que vão iniciar em breve os trabalhos para a organização do evento de 2021.
A maior feira de tecnologia mobile (Mobile World Congress – MWC) acontece em Barcelona de 24 a 27 de fevereiro. Este é um das mais importantes eventos do mundo de tecnologia, mas este ano, como já referimos, está “assombrado” pelo coronavírus.
Do lado da organização tem havido muita sensibilização e anúncio de medidas, mas tal não tem sido suficiente para travar as desistências. Mesmo assim, a imprensa espanhola revelou que, após uma reunião extraordinária a decisão foi de manter a Mobile World Congress, edição de 2010. De acordo com a Lusa, a reunião, inicialmente planeada para se realizar na sexta-feira, foi antecipada para as 14:00 locais (13:00 em Lisboa).
A tecnológica finlandesa Nokia anunciou hoje que não ia participar no congresso em Barcelona por receio de propagação do coronavírus, sendo a última da crescente lista de desistências do evento, que inclui as grandes fornecedoras de equipamento de telecomunicações móveis.
O surto do novo coronavírus que foi detetado na China já infetou mais de 45 mil pessoas e provocou a morte a mais de 1.100, mas só um dos óbitos ocorreu fora de território chinês.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) atribuiu na terça-feira o nome Covid-19 à doença provocada pelo novo coronavírus.