Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.
Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais quatro questões que nos forma colocadas no Facebook do Pplware e por email.
Como copiar um disco na integra
As actualizações de hardware são sempre positivas para qualquer sistema. Dão-nos acesso a melhorias que qualquer sistema necessita e tornam-no melhor.
Infelizmente, e em muitas situações, essas actualizações obrigam a alterações grandes nos sistemas e podem obrigar a manutenções trabalhosas.
O caso da mudança de discos é uma dessas situações. Ou reinstalamos o sistema operativo ou temos de recorrer a processos de cópia dos discos que podem ser complicadas.
É precisamente este processo que o nosso leitor Sérgio Rego nos pede para explicarmos.
Boa dia,
Será possível explicarem via consultório/tutorial uma forma de migrar/instalar um hdd de um portátil para um ssd, incluindo a partição de recuperação?
Resposta:
Por norma os discos SSD contêm uma ferramenta pensada para essa tarefa já que a necessidade de migração na íntegra é bastante vulgar, por se tratar de um upgrade.
Uma ferramenta muito popular é o Norton Ghost que, embora pago, por exemplo no caso da Samsung é fornecido juntamente com o disco. Noutras marcas é normal existir sempre uma “migration tool” disponível gratuitamente.
Outra aplicação muito boa, que já usei e recomendo, é o Acronis True Image. Entre várias coisas, permite fazer um mirror de todo o disco (incluindo a MBR e a permanência dos dados nos mesmos sectores) ou apenas das partições seleccionadas. A Paragon também tem boas soluções.
Quanto a ferramentas gratuitas há por exemplo o Partition Assistant da Aomei.
A salvaguarda do email
O email tornou-se uma ferramenta essencial no nosso dia-a-dia. Dependemos dele como forma de comunicação e necessitamos de guardar todas as mensagens que trocamos com terceiros.
O que o nosso leitor Morgado Dias pretende saber é a forma simples de fazer um backup recuperável e que recomendemos uma aplicação robusta para aceder à sua conta de email.
Boa tarde,
Estou com um problema para o qual necessito de ajuda:
Uso o e-mail de forma intensiva para trabalhar. A pasta onde ficam guardadas as mensagens atinge facilmente a dezena de GBs.
Tenho usado o ThunderBird e no passado usei o Eudora mas quando as pastas ficam muito cheias ele fica pesado e começa a baralhar mensagens (trocar cabeçalhos e conteúdos). Há uns meses crashou e perdi imensas coisas importantes.
Além disto é quase impossível fazer um bom backup porque não se consegue depois recuperar as mensagens individuais (ou se recupera tudo ou nada).
Será que existe uma ferramenta de e-mail sem estes problemas e em que um backup possa ser feito de forma direta (copiando a paste), sendo cada mensagem um ficheiro o que permitiria recuperar facilmente as coisas?
Desde já agradeço a ajuda,
Morgado
Resposta:
O email é actualmente algo muito precioso e para mim era praticamente catastrófico perder o meu arquivo bastante organizado. Estranho que surja esse tipo de constrangimentos pois não me são nada comuns.
O que quero dizer é que um cliente de email local, com essa dimensão, não é viável e já deu provas disso. Há muito tempo usei o cliente Windows Live Mail, integrado no pacote Windows Live Essentials, e pode ser utilizado o método de copy/paste para backup. Mas não recomendo nenhum cliente desses pelos mesmos motivos.
E porque não utilizar um cliente web-based? Só traz vantagens e o Gmail nisso é o melhor que há. O correio pode ser facilmente importado para uma conta Gmail, via IMAP, nunca há problemas de rapidez de acesso e, em caso de falta frequente de acesso à rede, até existe a possibilidade de ter todo o correio disponível em modo offline.
O infame BSOD
Os sistemas têm várias formas de comunicar problemas aos seus utilizadores. A mais conhecida delas é o famoso Blue Screen of Death, o conhecido ecrã azul. Nesse ecrã são mostrados os problemas que levaram à paragem do sistema, mas nem sempre conseguimos saber a causa desses problemas.
É pretendido pelo leitor Eduardo Fernandes uma forma de saber o que está a causar no seu Windows estes incómodos ecrãs. Que componente está a tornar a sua máquina tão instável.
Boas.
Gostava de saber se existe algum modo de descodificar o que aparece no fatal bluescreen. Acontece que o meu pc de um momento para o outro começou-me a dar bluescreens a torto e a direito e só consigo reinicia-lo depois de cerca de uma hora e depois ta td bem mas de repente da-lhe outro ataque de caspa.
Gostava de tentar perceber o que esta a causar isto.
se me conseguirem ajudar era uma mais valia para mime para muitos .
Cumprimentos.
Resposta:
Esse é um dos problemas mais difíceis de resolver. Já passei por eles e conheço 2 caminhos.
Um deles é a utilização, se possível do Visualizador de eventos do Windows. Em Registos do Windows > Sistema, é possível listar todos os eventos relacionados com o sistema. Os eventos problemáticos estão normalmente assinalados com o ícone diferente (sinal de perigo amarelo ou bola vermelha com ‘x’). Se for um problema de software, provavelmente será possível descobrir a partir daí.
O outro caminho é o recurso ao minidump gerado pelo sistema aquando de um bluescreen, neste caso normalmente desencadeado por problemas de hardware. Os minidumps gerados são guardados no caminho C:\Windows\Minidump e é possível fazer uma análise a essa espécie de relatório. O processo é trabalhoso e implica alguma leitura.
É necessário instalar uma ferramenta de debug, Debugging Tools for Windows, e se a estabilidade do PC não for suficiente para essa instalação e posterior análise, então o minidump pode ser copiado e analisado noutro computador. Aqui está um guia para o fazer.
No meu caso, quando analisei o minidump, consegui descobrir que o problema era da placa gráfica.
Boa sorte.
Voltar com o Android ao ao ponto de origem
A utilização de qualquer sistema operativo acarreta o acumular de lixo electrónico com o passar do tempo. Por essa razão necessitamos periodicamente de os reinstalar para que voltem a estar livres de aplicações e de ficheiros desnecessários.
Nos equipamentos móveis este processo acontece também, mas não temos forma, e nem a necessidade, de fazer esta reinstalação. Os SO's vêm embebidos nos equipamentos e apenas precisamos de lhes fazer um reset para que tudo volte a estar como veio de fábrica.
A pergunta do leitor Tiago Correia é como conseguimos fazer esse ao Android.
Há alguma forma de fazer um reset ao sistema operativo Android?
Resposta:
Caro Tiago Correia,
Como é natural os equipamentos equipados com o Android têm forma de fazer reset ao seu SO. Deve no entanto ter presente que este processo elimina todos os dados presentes no equipamentos e que o deixará como veio de fábrica.
Existem várias formas de o fazer. Vamos referir apenas duas rápidas:
- Dependendo da versão do Android, o caminho é Definições > Privacidade > Reposição dos dados de fábrica, para Android 2.1~2.3, ou Definições > Cópia de segurança e reposição > Reposição dos dados de fábrica, para Android 4.0+
- Iniciar o Android a partir da recovery e escolher “Factory reset”. Para aceder a recovery é necessário ligar o dispositivo com uma combinação de teclas que difere entre modelos. É vulgar ser Power + Vol+. Caso não seja, basta usar o Google para procurar a combinação que se adapta ao seu equipamento.
Existe uma forma ainda mais simples e que permite manter alguns dados no seu equipamento. Foi apresentada no artigo "O que esconde o Android? Conheça alguns códigos secretos", que apresentámos em Abril do ano passado.
Coloque o seu telefone em modo de ligação e digitar o seguinte código:
*#*#7780#*#*
Será removida a seguinte informação:
- Conta do Google e definições
- Informação das aplicações e sistema
- Aplicações instaladas
Não será removido:
- O software que vem de fábrica com o equipamento
- Fotos, musica e outros ficheiros que estejam no cartão SD
Aproveite para ler o artigo que indicámos e conheça outros códigos que pode testar no seu Android. Antes de os aplicar, deve ler atentamente qual a sua função.
É esta a resposta mais simples à sua ainda mais simples questão.
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia,
Agradecido pelo esclarecimento acerca do hdd/ssd. Um pequeno reparo: “O meu último nome não leva acento circunflexo no E” 🙂
Cumprimentos
Também existe o Clonezilla ( http://clonezilla.org/ ) incluído na distribuição GNU/Linux ( http://partedmagic.com/ ).
Cumprimentos
errata:
(…) incluído na distribuição GNU/Linux Parted Magic ( http://partedmagic.com/ ).
Mas se fizermos update ao android e depois hard reset. o Telemovel não volta ao ponto que estava de quando nos chegou as mãos apos a compra do equipamento…
Não, volta ao “ponto de partida” da ROM que está instalada.
Desde já um muito obrigado pela vossa resposta à minha questão!
Está a ser bastante útil 🙂
Antes demais, espero que me possam ajudar por aqui 🙂
Andei a passar cabo de rede rj45 na minha casa num total 50 metros, e eu pretendo ligar do router de minha casa (router da MEO), até outra ponta de minha casa, para ter acesso a internet.
Fiz as ligações todas, testei com o aparelho de testar os cabos de rede e todos os pontos batem certo!
Ao ligar ao computador, detecta sinal, fincando vários segundos a pensar até que falha na ligação e desconhece a rede!
Alguém sabe o que poderá ser?
tas a ligar o router a q dispositivo? se for router-router terás de fazer crossover. ou seja tens de trocar a ordem dos cabos dentro do utp
Não, estou a fazer ligação entre o router e o computador!
O que eu não percebo, é que cortei uns cms do mesmo cabo, e fiz a ligação toda igual, e nesse cabo menor funciona tudo normalmente, mas no cabo de 50m, ja da falha na ligação, apesar de detectar o router!
pois, sendo assim nao sei. tenta crimpar de novo pode algum cabo nao ter ficado bem ligado..
Dependendo da qualidade do cabo e da sua blindagem ou o ruído proveniente de alguma fonte (que pode até nem ser perceptível) podem ser a razão de isso não funcionar. Por norma, a distância máxima para o funcionamento estável em ethernet é de 100m, desde que cumpra diversos parâmetros.
É uma questão de verificar os requisitos mínimos para essa distância. Existe muita informação acerca disso.
Problema resolvido!
Tudo por causa do alicate, onde não esta a apertar correctamente todos os pinos…
O alicate entorta 2 pinos e os restantes aperta -.-
Caros,
Boa tarde.
Tive a infelicidade de apagar a pasta, que por norma encontra-se oculta, chamada “Programs Data”. Isto fez com que apagasse o meu office.
Eu preciso de desinstalar o office e voltar a instalar novamente, acontece que ele quando tenta desinstalar diz que não encontra a pasta.
Haverá outra forma de conseguir desinstalar?
Obrigado.
Tente alterar em vez de desinstalar, ao alterar vai reparar a instalação.
Tentar o restauro do sistema para tentar repor a pasta em falta.
Esse é um problema complicado. A não ser que experimentes copiar essa pasta de um outro PC, parece que não há solução conhecida.
Instala o Office 2013 Preview, tem sido estável para mim: https://pplware.sapo.pt/windows/software/office-2013-customer-preview-disponivel-em-modo-offline/
Olá,
É assim eu tenho um Nokia 5800 Xpress Music, há uns tempos tive necessidade de apagar alguns ficheiros para tentar instalar algumas actualizações. E quando apaguei esses ficheiros, devo de ter apagado alguma coisa que não me permite ouvir música. O que deverei de fazer? (Se possivel um tutorial).
Cumprimentos,
Henrique Sousa
No meu tempo de nokia, quando tinha problemas fazia hard reset, ou mesmo atualizar para o firmware mais recente.
Procura no google o código ou combinação de teclas.
Penso que talvez seja melhor fazer um backup dos dados utilizando o nokia suite e depois fazer um hard reset ao equipamento. Com o telemóvel desligado, carregar tecla Verde + tecla Vermelha + Câmara e ligar o telemóvel com esses botões pressionados AO MESMO TEMPO. NÃO LARGAR OS BOTÕES ATÉ O TELEMÓVEL ESTAR COMPLETAMENTE LIGADO. Depois repor o ficheiro do backup (*.nbu) no telemóvel.
http://www.nokia.com/pt-pt/apoio/produto/nokia-pc-suite/
Aliás, use o Nokia Suite e não o Nokia PC Suite
http://www.nokia.com/pt-pt/apoio/produto/nokia-suite/
Mais uma vez parabéns, especialmente pelo tópico do disco.
Caros,
Obrigado pelas dicas.
Já tentei reparar e nada pois ele não encontra a pasta.
Abraço
Tenho que agradecer a resposta que nao me foi dada 😛
Calma, será publicado na próxima edição da rubrica. Eventualmente poderás receber a resposta via email antes de ser publicada.
Obrigado 🙂 eu tou calmo ate disse de um modo de brincadeira 🙂 tranquilo