Conceito “Vista Capable” redefinido?
Na semana passada, surgiu o rumor de que uma tal de Dianne Kelley teria movido uma acção contra a Microsoft, alegando que a empresa estaria a ludibriar os consumidores com o selo Vista Capable. Até então esta era a definição de Vista Capable:
Through the Windows Vista Capable program, Windows XP-based PCs that are powerful enough to run Windows Vista are now available from leading PC manufacturers worldwide, including Acer Inc., Dell Inc., Fujitsu Limited, Gateway Inc., HP, Lenovo, NEC Corp., Sony Corp., Toshiba and more. The Windows Vista Capable logo is designed to assure customers that the PCs they buy today will be ready for an upgrade to Windows Vista and can run the core experiences of Windows Vista.
Ou seja, este selo atesta que determinado computador é capaz de rodar o Windows Vista, no entanto, não é mencionado que o utilizador teria apenas uma experiência limitada do Windows Vista com alguns deste computadores. Então a Microsoft resolveu alterar esta definição, onde constava isso mesmo, que o utilizador teria uma experiência limitada com tal hardware e, caso quisesse usufruir de recursos mais avançados, precisaria de fazer um upgrade:
A new PC running Windows XP that carries the Windows Vista Capable PC logo can run Windows Vista. All editions of Windows Vista will deliver core experiences such as innovations in organizing and finding information, security, and reliability. All Windows Vista Capable PCs will run these core experiences at a minimum. Some features available in the premium editions of Windows Vista — like the new Windows Aero user experience — may require advanced or additional hardware.
Agora a Microsoft veio desmentir que tal alteração tenha sido feito por forma a esclarecer mais detalhadamente como seria a performance deste tipo de hardware quando corresse o sistema operativo, e que nada tem a aver com a acção judicial movida contra a empresa...
Mais informações: Win Vista Capable and Premium Ready PCs
Este artigo tem mais de um ano
Em tantos milhões de pc’s Vista capable vendidos só um é que recorreu a processo judicial, ridiculo só mesmo num pais de atrasados mentais como os usa, toda a gente sabia perfeitamente que as funções graficas mais exigentes precisam de máquinas mais potentes . E não é a Microsoft que cola os autocolantes nos pc’s .
Bem Haja
Carlos
Carlos eu concordo plenamente. Eu próprio fiz o upgrade para o vista e comprei uma gráfica nova para conseguir correr o aero e isso e não culpo a microsoft…
Carlos eu concordo plenamente. Eu próprio fiz o upgrade para o vista e comprei uma gráfica nova para conseguir correr o aero e isso e não culpo a microsoft…
Fikem bem.
peço desculpa plo post duplo, tive um problema qualquer com a net… Kumpz
Como quem tem cu tem medo. Como andavam a enciganar a malta … vá não vá … antes que chovam processos …
Não vejo qual é o espanto, ninguém é obrigado a saber se o Vista Capable é ou não uma experiência limitada, trata-se mesmo de um “conceito” enganador. Quem compra e não está dentro do mundo informático, pensa obviamente que se é capaz de correr o windows vista, é porque corre em condições e não com limitações.
A Microsoft não cola os autocolantes, mas é ela que define os requisitos do vista capable e do vista premium, e ao que parece, acaba de reformula-los.
É tudo uma questão de interpretação.
Eu usei o envy … e dei-me bem, a nvidia ficou a 100% ;-))
Na definição inicial ja consta:
will be ready for an upgrade to Windows Vista and can run the core experiences of Windows Vista
Falta saber se o Aero faz parte da “core experience” do Vista
Vá lá, vamos ter pena do Tio Bill, afinal o vista é tão baratinho quede certeza que sobra uns trocos para comprar hardware “ultimate”.
Agora caro caro é o linux.
O aero não faz parte da core experience do vista… tal kmu o media center, movie maker, etc…
Pessoal,
para que as pessoas menos entendidas percebam:
– Que memória precisa o vista para correr bem?
– Qual a placa gráfica indicada (256 MB; 512 MB)?
– E qual o processador?
Abraço a todos.
@duriense
Se fores ao site da microsoft eles têm lá uma utilidade que te diz se um pc está ou não apto a correr uma versão “x” do windows vista.
Memoria : 1GB minimo recomendavel (recomenda-se 2GB)
Placa grafica : 128MB minimo, 256+ recomendavel. Ou uma placa rapida.
Processador, qualquer coisa acima de 3GHZ , se bem que já vi a correr em pcs a 2GHZ e tava-se bem.
uma coisa importante…os selos dizem que é capaz de correr o vista…nao diz é qual…ou seja, consegue correr o home basic à vontade…já que as “core experiences” devem ser as principais ja que core significa nucleo, por isso…torna-se mais uma tecnica de marketing pois os mais atentos percebem o truque deles…
eh, ganancia, qualquer oportunidade q aparece a pessoa jah abre o olho