Pplware

Código do iOS 8 mostra que iPad vai correr apps lado a lado

Há já algum tempo que se fala do que o iOS 8 vai trazer, mesmo antes de a Apple o ter anunciado ao mundo. São várias as funcionalidades que foram apresentadas e que já constavam da lista do que se esperava, mas há algumas que foram afloradas mas que ainda não viram a luz do dia.

Uma dessas funcionalidades é a capacidade que supostamente o iOS 8 vai trazer ao iPad e que nos vai permitir ter aplicações a correr lado a lado, podendo interagir com elas de forma transversal.

A chegada desta funcionalidade ao iOS 8 pretende combater de forma directa algumas das funcionalidades que podemos já encontrar nos concorrentes directos do iPad, que permitem aos utilizadores terem várias aplicações a correr em simultâneo e visíveis para serem usadas.

Tudo começou por ser um rumor, que não foi confirmado pela Apple na WWDC 2014, mas que com a chegada do iOS 8 aos programadores foi agora descoberta e detalhada.

O iPad vai mesmo ter um modo de colocação de janelas de aplicações lado a lado, para os utilizadores poderem trabalhar em simultâneo entre elas.

Esta confirmação foi feita por um programador de nome Steve T-S, que no Twitter anunciou ao mundo esta funcionalidade, que tinha descoberto.

O código que Steve T-S descobriu mostra que o iOS 8 no iPad vai ter forma de colocar essas janelas em modo multi-tarefa. Este está alojado no processo SpringBoard, um dos de core do iOS.

Esta alteração, nada usual na Apple, vai impor algumas regras aos utilizadores, não podendo as janelas serem redimensionadas ao gosto do utilizador. Vão existir 3 modos distintos, que vão ocupar 1/4 do ecrã, metade ou 3/4 do ecrã.

O limite vai também ser imposto ao número de aplicações que podem ser colocadas lado o lado, com a Apple a não permitir mais do que duas, sendo estas mostradas como uma única na lista de aplicações abertas.

Estas são excelentes notícias que vão tornar o iPad numa ferramenta ainda com maior potencial e que o vão colocar ao mesmo nível da concorrência na utilização de aplicações em modo de multi-tarefa, permitindo retirar ainda mais destas e da sua interligação.

Exit mobile version