Pplware

Cientistas criam material tão escuro que se torna invisível

Nos dias de hoje a ciência e física estão a evoluir a passos largos devido à tecnologia existente, seja na área da medicina, nos estudos do Momento da Criação, conhecer e estudar novos planetas, etc.

Devido à nanotecnologia, cientistas da britânica Surrey NanoSystems desenvolveram um tipo de material tão preto tão preto, que o torna… invisível.

O material chama-se VantaBlack e é composto por nanotubos de carbono que são capazes de absorver 99,6% da luz que recebe. O que quer dizer que o olho humano só recebe 0,04% do reflexo da luz, o que não chega para que ele consiga interpretar. Sendo assim, esta é a matéria mais escura à superfície da Terra.

Tudo o que for “pintado” com este super-preto perde totalmente o seu reflexo e perde todo e qualquer detalhe que seria facilmente observado se fosse pintado de outra cor inclusive se pintado da cor preta que conhecíamos até hoje.

Para demonstrar o efeito do VantaBlack, os cientistas pintaram uma folha de alumínio, e o resultado é algo de impressionante. As dobras e marcas da folha simplesmente desapareceram, ficando-se com a impressão que estamos a olhar para uma superfície totalmente lisa e muito escura.

Mas então porque é que é falado que esta matéria fica invisível?

O efeito de invisibilidade vem do facto de todo e qualquer objecto “pintado” com esta matéria e se sobreposto num ambiente pintado com a mesma cor, ele deixa de ser visível.

Como exemplo, se sobrepormos dois objectos pintados com esta matéria (um cubo sobre uma folha), simplesmente o cubo deixa de ser visível numa das perspectivas.

Esta matéria vem superar o material mais escuro que se conhecia até à data, inventado pela NASA que foi divulgado em 2010. A agência espacial tem vindo a usar esta tecnologia (NASA Z306) nos vários telescópios que controla uma vez que minimiza os reflexos, conseguindo assim leituras muito mais precisas e detalhadas de estrelas, galáxias e planetas.

No seguinte video podemos ver na generalidade de como esta matéria é criada.

 

A Surrey NanoSystems já deu a conhecer que está a trabalhar numa segunda versão do VantaBlack que absorve ainda mais luz, possivelmente é desta que conseguirão criar uma matéria absorva 100% da luz ou a margem de reflexo ainda ser mais pequena.


Homepage: Surrey NanoSystems

Exit mobile version