Chrome já ultrapassou o Firefox…
...como o browser mais usado na Internet
Esta noticia, apesar de ser uma novidade, há muito que era esperada. Desde o seu lançamento, em meados de 2008, que o browser da Google prometia tomar de assalto o estagnado mercado dos browsers.
Lentamente, e muito graças à sua simplicidade de utilização e a uma interface muito minimalista, foi ganhando adeptos e foi subindo no ranking dos browsers mais usados. O passado mês de Novembro marcou a ultrapassagem ao seu concorrente mais directo, o Firefox.
Já há algum tempo que o Chrome perseguia o browser da Mozilla e esperava-se que antes do final do ano de 2011 a ultrapassagem fosse feita. Ela ocorreu durante o mês de Novembro, apesar de ainda ser marginal a diferença entre estes dois browsers.
Estes dados foram fornecidos pela empresa StatCounter, que tem um serviço de estatísticas de acesso a sites web, e revelam algo que era já esperado.
Os dados de Novembro mostram que, a nível mundial, o Chrome subiu uma posição e é agora o segundo browser mais usado na Internet. Acima dele está apenas o browser da Microsoft.
Os números apresentados mostram que o IE tem agora 40,63%, o Chrome 25.69% e o Firefox 25.23%. Mais abaixo temos outros dois browsers, com uma muito menor expressão, o Safari com 6,07% e o Opera com 1,78%.
Estes números referem-se à utilização global na Internet. Estes dados podem ser vistos na imagem abaixo ou consultados nesta página.
A apresentação destes dados, que podem levar a uma ainda maior adesão por parte dos Internautas ao Chrome, levou a que a StatCounter apresenta-se uma declaração pública do seu CEO, Aodhan Cullen. Nesta declaração, Aodhan Cullen indica que espera uma batalha entre a Microsoft e a Google pela posição cimeira desta tabela.
We can look forward to a fascinating battle between Microsoft and Google as the pace of growth of Chrome suggests that it will become a real rival to Internet Explorer globally. Our stats measure actual browser usage, not downloads, so while Chrome has been highly effective in ensuring downloads our stats show that people are actually using it to access the web also.
Os dados disponíveis para Portugal apresentam um cenário similar, com um crescimento ainda maior por parte do browser da Google face ao da Mozilla. No entanto, já no passado mês de Julho se tinha dado a mudança de posições entre estes dois browsers.
Os números para o nosso país, e no mesmo período, mostra que o IE tem 40,96%, o Chrome 30,33% e o Firefox 22,67%. Mais uma vez, e tal como nos dados globais, temos mais abaixo o Safari com 4,4% e o Opera com 1,13%. Face aos dados mundiais, no nosso país, a diferença entre os dois primeiros é menor, muito por mérito do Chrome.
Estes números podem não ter ainda muita expressão, mas são a prova do bom trabalho que a Google tem feito no seu browser e mostram que a Mozilla ainda não conseguiu acertar na formula certa para cativar os seus utilizadores nas novas versões que tem apresentados.
Resta ainda saber o que o que Microsoft vai fazer para conseguir fazer crescer o seu browser. Apesar de ter apresentado novas versões no passado recente, grande parte da sua quota deve-se a versões ao facto de este browser acompanhar o seu sistema operativo, o que à partida a coloca numa posição de vantagem junto de utilizadores menos experientes.
Aguardemos pela resposta destes três gigantes, quer seja para recuperarem posições nesta luta de browsers ou para se distanciarem ainda mais da concorrência directa.
Press Release StatCounter
Chrome Overtakes Firefox Globally for First TimeFree web analytics company reports that Internet Explorer still leads despite falling market share
Boston, USA; Dublin, Ireland; Thursday, 1st December, 2011: Google's browser Chrome overtook Firefox for the first time globally on a monthly basis in November, according to StatCounter, the free website analytics company. The firm's research arm StatCounter Global Stats reports that Chrome took 25.69% of the worldwide market (up from 4.66% in November 2009) compared to Firefox's 25.23%. Microsoft's Internet Explorer still maintains a strong lead globally with 40.63%.
"We can look forward to a fascinating battle between Microsoft and Google as the pace of growth of Chrome suggests that it will become a real rival to Internet Explorer globally," commented Aodhan Cullen, CEO, StatCounter. "Our stats measure actual browser usage, not downloads, so while Chrome has been highly effective in ensuring downloads our stats show that people are actually using it to access the web also."
In the US Internet Explorer continues to perform strongly and is maintaining market share at 50.66%, up slightly from 50.24% year on year. Firefox retains second place on 20.09%, down from 26.75%. Chrome is up to 17.3% from 10.89%. Safari is on 10.76% from 10.71%.
In the UK, Internet Explorer also leads the market with 42.82%. Chrome is on 24.82%, having overtaken Firefox (20.56%) in July. (For other individual country or regional analysis see StatCounter Global Stats).
StatCounter Global Stats are based on aggregate data collected on a sample exceeding 15 billion page views per month (4 billion from the US) from the StatCounter network of more than three million websites.
As well as free web research, StatCounter (http://statcounter.com/) provides free website traffic analysis. This allows website owners, developers and bloggers to capture valuable intelligence on their site in real time including number of visitors, visitors by country/region, search terms, popular pages, download stats, exit links and other data.
In September StatCounter announced its new website with added features.
Este artigo tem mais de um ano
E se não houver um qualquer milagre, dentro de um a dois anos vai ultrapassar o IE.
Na América Latina já ultrapassou o IE.
Analisando a evolução dos browsers nos dados do Stat Counter podemos prever que o Chrome passa para nº 1 em Junho ou Julho de 2012.
É verdade que o Chrome é uma grande evolução. Pessoalmente, não o uso porque acho ser demasiado minimalista. Prefiro o Firefox e as suas belas extensões. No entanto, acho que o Chrome merece o 1º lugar por ser simples e eficaz, e o Firefox o 2º pela possibilidade de customização. O IE tem-se actualizado ao tentar copiar ideias dos outros, mas não acrescenta nada de novo. Eu infelizmente tenho de o usar, porque o pc da empresa não permite instalar outro, e como eu milhares de pessoas usam o IE por não terem alternativa. É por esse motivo que está em 1º sem qualquer mérito…
O Chrome instalas em qualquer PC mesmo que não tenhas direitos Administrativos.
exactamente
Em qualquer PC não é bem assim 🙂
Errado no meu serviço, (eu sou um dos gestores de redes) temos o chrome bloqueado a instalação e download. Quando nos pedem instalamos.
Portable meu caro.
E ainda se pode mudar o user agent
https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/transforme-o-user-agent-do-seu-browser-de-forma-simples/
Em principio deve ser suficiente.
Podes sempre usar o Chrome Frame.
Sou mesmo um fanboy do Chrome, e já há muito tempo que ando numa discussão com os meus amigos, uns defendem o Firefox outros o Chrome e notícias como este só me ajudam a defender a minha opinião sobre o Chrome.
Vai-te a eles ! 😛
Lembra-te que lá porque existe uma maioria a usufruir de um certo produto não que dizer que este seja melhor que os outros…
Olha o IE, continua a ter a maioria dos users, e não é muito famoso.
Outro exemplo: a “Casa dos Segredos”, tem a maioria do rating de TV àquela hora e o programa é mau.
excelente analogia!
Pois, realmente bem poderias ter discussões sobre assuntos que valessem mais a pena… mas deixa lá.
Na minha modesta opinião julgo que o chrome, por experiência própria, até nem é um mau browser. Relativamente rápido no arranque e o facto de a combobox fazer a vez da searchbox realmente é uma mais valia em relação a outros browsers.
Mas aqui o ponto fundamental é o tipo de acordo que TODOS os utilizadores do chrome têm de aceitar. Eu já nem falo dos rumores que existem sobre a falta de privacidade e sobre o tipo de informação que a google recolhe sobre os nossos hábitos de navegação – e não me venham com a história do “quem não deve não teme”: a minha privacidade chama-se privacidade porque é para ser privada e eu tenho o direito de só tornar do conhecimento público aquilo que eu quero. Mas focando-me no acordo/contracto que os utilizadores do chrome subscrevem: vocês sabiam que numa versão inicial do chrome estava escrito no EULA/TOS que todo e qualquer conteúdo web visualizado através do browser era propriedade da google? Bem como toda a informação que era submetida pelos utilizadores para a internet via browser? Agora imaginem se os ISP’s tivessem o mesmo tipo de EULA/TOS, havia de ser bonito.
Façam um favor a vocês próprios: leiam o contracto com que estão a concordar antes de o aceitarem. Se vos parecer muito longo então o mais provavel é que esse contracto não esteja muito inclinado a proteger-vos a vocês e que portanto não seja lá muito bom.
Novamente, apenas a minha humilde opinião…
Obrigado por lerem a minha opinião e tenham todos um bom fim de semana.
Concordo!
Para além de que a google utiliza os dados que recolhe com a vossa informação de utilização para traçar o vosso perfil de “internauta” e melhor “adequar” o conteúdo publicitário que vos apresenta .. e não só…
Pode-se dizer que começa a ser um género de um facebook em versão lite… ou não! 😉
+1
boas..
para mim, por muito que goste do firefox e desgos-te do chrome, tenho um lugar muito especial no meu coração para o opera, quanto a mim o melhor de todos as browsers, é mesmo como a publicidade um browser do outro mundo!!
Pena algumas incompatiblidades, muito muito raramente, por isso tenho o FF instalado também, mas nada bate o Opera!!!É um luxo!E ainda por cima como Bonus …é Europeu!!
cmps
Tentei varias vezes usar o Chrome e todas as vezes desisti. Já tentei usar esta coisa em vários SO que uso mas por muito que tente cada vez mais me convenço que não gosto do Chrome. E para ser mesmo sincero não gosto do Chrome desde a primeira versão. Reconheço-lhe a velocidade e mais alguns detalhes interessantes mas de resto…
Já uso o chrome talvez desde a versão 2 e estou muito contente com ele. apesar disso tenho sempre o firefox instalado para qual que eventualidade.
Offtopic: Uma rubrica com dicas Photoshop aqui no Pplware seria de assasar… fica a sugestão! 😉
Era utilizador do firefox, agora uso chrone, no inicio também parecia que faltava algo até tentei voltar ao firefox mas não consegui.
Acredita!
Usei o FF durante anos e não conseguia mudar para o Chrome. Entretanto uma versão do FF anterior causava-me problemas em aceder à net, por isso fui forçado a mudar.
Agora que uso Chrome não consigo voltar ao FF. E quanto às extensões… Já nem sinto falta, consigo ter tudo que no Chrome também, não deixei de usar aplicações por usar Chrome, isso é algo do passado, já não existe.
Abraços
Também sou dos que usa Firefox e conheço várias virtudes do Chrome, o problema é que me habituei desde há muito à raposa e agora não consigo mudar. Tenho extensões que não existem no chrome (a maior razão para não mudar) e gosto mais do aspecto do FF.
Naquela tabela o IE está nos 40% de utilização mas só está assim porque muita gente que usa computadores não faz ideia que é possível alterar “o programa com o qual vêem os emails”, e esse vírus já vem com o windows, e como tal, outras pessoas não mudam simplesmente porque “aquele serve” e não se dão ao trabalho de mudar…
O IE continua a descer na escada rolante… lentamente…. heheheh Eu uso firefox e gosto, apesar de ter todos os outros instalados no pc por razões de necessidade. Mas desde que não usemos o IE está tudo bem =D hehehe
Recentemente troquei o Chrome pelo Safari, pois parece-me ser muito menos pesado no Mac
Também se poderia destacar por o IE subir a sua quota pela primeira vez em mais de um ano.
Essa subida deve-se exclusivamente à subida de 5% que o IE teve nos USA, também exclusivamente à custa do IE8, vá lá saber porquê?
No entanto se vires o gráfico de Dezembro já perdeu a subida e com juros.
Bem eu troquei o Firefox pelo Chrome, ultimamente estava a ter varias falhas de performance no Firefox e após varias tentativas de resolver o problema, troquei de bronswer.
Não há volta a dar enquanto o IE vier agarrado ao OS mais usado do Mundo e é por isso que a Microsoft lidera a guerra dos browsers…por enquanto..Mas sem dúvida que o Chrome está a tomar conta do mercado com a sua simplicidade e rapidez, e sendo o meu browser predefinido, recomendo-o pessolamente.Já o firefox vai continuar a arrastar os da velha guarda com as suas extensões e puglins espectaculares, e muito pessoalmente também o recomendo com uma nota bem distinguida, mas cada um é livre de escolher o que mais gostar.
Uso o Chrome/Chromium (o Firefox como segunda hipótese) mas tenho uma dificuldade:
não sei instalar um extra para fazer downloads, tipo DownThemAll, do Firefox:
Instalar e usar.
Alguém me ajuda?
Internet Download Accelerator também é uma opcção…
Tanto em casa com ono emprego tenho 3 browsers instalados. Vou coloca-los aqui por ordem de utilização:
1- Google Chrome;
2- Mozilla Firefox;
3 Internet Explorer 9;
O curioso no que toca ao Chrome é a quantidade de clones que existem. Caso do Rockmelt e do Comodo Dragon por exemplo…
Curioso a quantidade de clones que o Chromium tem. Caso do Chrome, Rockmelt, Comodo Dragon.
Ora explica aí essa que eu não entendi sff…
O Chrome é desenolvido a partir da base que é o Chromium por isso os “clones” têm que partir do Chromium e não do Chrome.
É uma cromice mas também é uma verdade 😉
O IE só está à frente devido à instalação default do windows, senão não sei não, é que para mim o IE mãezinha :/ lento que sei lá o quê, e mesmo o estilo e atalhos etc.. Para mim antes era o Firefox na altura da versão 3, ai sim nessa altura era muito bom, agora uso o Chrome à 2/3 anos!
O IE9 tem um design bastante agradável, ao estilo Metro do novo Windows Phone e é bastante rápido.
A Microsoft fez mal em manter o mesmo nome porque não tem nada a ver com a crítica que fazes. As antigas versão 6/7/8 essas sim lentas e pesadas.
deves trabalhar para a microsoft…
Concordo com o José Miguel. Não é questão de trabalhar pra microsoft. O IE 9 está muito melhor que anteriores versões. Desde que formatei o meu portátil em Setembro uso o IE 9 e não tenho tido grandes problemas.
Claro que ainda falta algum trabalho por parte da microsoft no suporte a HTML5. No entanto creio que no IE10 isto esteja muito melhor. Agora tenho de admitir que a velocidade do Chrome e as extensões do Firefox se destacam face ao IE9.
No entanto, acho que para o utilizador comum que apenas navega na internet, o IE 9 serve bastante bem. E não digo isto por ser fanboy da microsoft, antes pelo contrário, gosto de experimentar vários SO’s e browsers que são disponibilizados.
Tenta o Download Assistant. Para já é o mais decente que se arranja com suporte para Chrome..boa sorte!
O Chrome ainda é muito verde
O firefox e o Opera são browsers mais maduros
Se o Opera fosse da google era o mais usado
Eu não troco um browser como deve ser por um browser que ainda pode ser
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
verde em que sentido ?
acho que os browsers não acumulam experiencia ou saber de vida…mas as equipas que os desenvolvem sim…
e a partir do momento em que o chrome supera todos os outros nos vários testes a browsers que há…parece-me que a equipa que desenvolve o chrome será a mais experiente neste momento…pelo menos a que melhor sabe optimizar o seu browser…
Boas! Olhe: Quer 1 exemplo onde o Chrome ainda é “verde”? Segurança! Olhe; para não irmos mais longe; o bloqueador de pop-ups nativo do Chrome, mesmo o da última versão consegue ser pior que o do “velhinho” IE8 que tenho no Windows XP. E isto salta à vista de qualquer um!… Experimente!… Por essas e por outras continuarei com o “meu” Firefox. Boa noite!
eu passei do Firefox para o chrome e do chrome para o opera, sem duvida alguma o melhor browser… Tive o Opera instalado varias vezes antes de o usar, o habito de ir ao chrome era muito grande, mas agora depois de o testar como deve de ser, mudei para o Opera, rápido e eficaz e não recolhe dados sobre mim, é uma situação win/win
Apesar de neste momento estas a cometer o sacrilégio de usar explorer sem duvida que o Opera é o melhor do mercado …
Não sei porque mas todos dizem mal do IE mas o que é certo e que todos o têm instalado nos seus pc, e a maior parte nem se dá ao trabalho de tentar de o remover! porque será?
Eu uso o IE como o meu principal browser e não quero outra coisa mas tambem devo dizer que tenho instalado o Chrome que por sinal e muito bom…
Com tudo cada um tem o browser que entender e que acha que vai ao encontro das suas nessecidades.
Eu uso o IE e Chrome, e não mudo a minha opinião a cerca dos dois, deixei o FF já há algum tempo e agora até nem gosto de navegar no FF.
Sou Fã do chrome.. é excelente em tudo…… as pessoas usam mais o IE porque o windows é o OS mais utilizado e as pessoas não se dão ao trabalho de instalar outro browser.. resumindo o IE só é mais utilizado porque vem com OS mais utilizado.
OFFTOPIC
Já tenha o novo layout do youtube, deve ser definitivo pois não fiz nenhuma alteração manual. Devo dizer que está 20x melhor, já não podia com a outra, agora sim estão reunidas as condições para lá passar mais tempo 😀
Bem, na minha opinião o Chrome também teve uma grande ajuda da grande publicidade que a google faz sobre ele.
Eu cá continuo pelo FF, pois o Chrome ainda não preenche todos os requisitos que pretendo a nível de extensões.
Já era de se esperar. O Google Chrome é um browser revolucionário, que trouxe conceitos novos para a internet.
No entanto, ele está-se a tornar pesado.
O Google Chrome cada vez “consome” mais processador, e em alguns casos chega mesmo a congelar todo o sistema (acabado de formatar, com todos os drivers etc) enquanto carrega uma página – o que não é normal.
Espero que a Google abra os olhos entretanto e que faça algo a este aspeto… a minha bateria agradece 😛
O chrome só peca pela impressão relativamente aos outros dois concorrentes
mas são VÁLIDOS estes resultados?? as pessoas usam mesmo ou contabiliza apenas as instalações do crome, é que hoje em dia qualquer coisa que se instale instala logo o crome como add-on (que seca)
Que interessante…
Um outro contador, mostra dados diferentes…
http://i.imgur.com/3A0OU.png
A média do Firefox desde Dezembro de 2009 até Novembro de 2011 é de: 23.57%.
Já por sua vez no mesmo intervalo de tempo, a média do Chrome é de: 10.48%.
Uma diferença de 13.09%.
Média de Variação Anual (Firefox / Chrome): -1.28% / 5.84%
A percentagem de uso actual do Firefox / Chrome é de: 22.14% / 18.18%.
Mesmo, que o ano de 2008 fosse contabilizado, a média de uso do Firefox mantinha-se acima da média total usada pelo Chrome.
Um dos contadores está a dar dados imprecisos ou mesmo errados.
O IE ainda detém grande percentagem de uso, 52.64%, apesar de ter vindo a perder constantemente market share.
Os dados no contador, foram actualizados hoje às 6:49.
Apesar destas referências, prefiro o FF, apesar de estar a usar o Chrome, mas uso só pela questão de cada tab ser um processo.
Apesar de muitos considerarem o FF instável, o FF é muito mais maduro do que o Chrome.
Se fizermos bem as contas, a média de uso do Chrome, é muito inferior à média de uso do Firefox.
Eu continuo fiel ao Firefox, só vejo gente a queixar-se mas tanto no meu PC como Laptop não tenho um problema,será porque uso versões em EN e tenho alguns add-ons.
Em todo o caso eu uso:
1º Firefox
2º Firefox
3º Firefox
Quanto ao Chrome foi browser que nunca me adaptei por mais tentativas que faça acaba sempre por caír no esquecimento como o IE.Por outro lado tenho lido coisas desagradáveis e como gosto muito da minha liberdade e pouco que me controlem onde ando.
Eu por cà uso o iron que não é mais que o chrome sem as ferramentas de tracking da google, pena sem tão pouco conhecido.
Eu uso e abuso Firefox desde 2003 e continuo ,porque nunca me deu problemas.
Chrome já passou o Firefox … segundo o StatCounter.
Usando outra fonte, habitualmente mais usada, não.
http://marketshare.hitslink.com/browser-market-share.aspx?qprid=1&qpcustomb=0
Mas se não ultrapassou, ainda, vai ultrapassar.
Por falar nisso, não querem ver quais são os sistemas operativos para dispositivos móveis mais usados para navegar na internet, segundo o StatCounter ?
1º – SymbianOs
2º – iOS
3º – Android
http://gs.statcounter.com/#mobile_os-ww-monthly-201011-201111
Eu uso o Firefox praticamente desde que apareceu.
Ainda uso apesar de me zangar com ele de vez em quando.
Tenho pena porque acho que dificilmente vai conseguir reverter a situação.
Nada de surpresas, confirmou-se a tendência e com justiça convenhamos.
Deixei de usar praticamente o Firefox na versão 3. Quando o browser estava super pesado.
O Chrome ao inicio não foi muito bem recebido da minha parte por não suportar extensões. No entanto, devido à rapidez e à inteligente combinação da search bar com a url bar ficou o meu browser predefinido.
Hoje uso-o com diversas extensões que tinha no Firefox e a única coisa que me preocupa são as questões de privacidade da Google. Faz falta algumas funções mais avançadas, mas no geral as mais valias são superiores.
Tenho instalado no momento os 4browsers principais e utilizo cada um para uma situação particular
É de referir que um dos motivos para o Chrome crescer tanto é a forma como a google o publicita (quem vai pesquisar no google tem logo o anuncio para o instalar) e o processo de instalação foi implementado de uma forma muito inteligente! Temos de reconhecer isso, é dos programas mais fáceis de instalar e de utilizar.
Internet Explorer wins! AHAHA
Mas sim, também uso o Chrome. Antes usava o Firefox mas mudei para o Chrome simplesmente porque não sou muito fã de extensões e o Chrome é mais rápido e para mim, isso é que interessa. Só tenho pena que ele apresente erros nos smilies de um fórum em específico que eu frequento (naruto-pt.com)e os outros browsers não. Mas sem ser isso, é simplesmente bestial.
Ainda prefiro o fire fox. E creio que o velho e bom FF ainda vai voltar a reinar soberanamente.
Irónicamente, quando eu o instalei pela primeira vez (quando ele ainda era extremamente gozado pelo o seu minimalismo por volta de 2009), eu adorava este browser pelo facto de fazer o que lhe era pedido, e, principalmente, ser extremamente leve e rápido a abrir.
O problema é que hoje em dia o mesmo ja não acontece, e o chrome, está-se a tornar cada vez mais fechado (demasiadas tecnologias fechadas que nao se encontram na sua versão opensource Chromium), mas sobretudo MUITO pesado…
Acreditem, quem tem um netbook como eu (e mesmo assim é um Asus 1215N com dual core), consegue ver perfeitamente o peso actual deste browser em certas e determinadas circuntâncias…
De resto, é o melhor browser ao meu ver, e com a futura integração do GamePad e as suas constantes melhores em termos de HTML5 e WebM (Tecnologia da google logo é normal que evolua assim), penso que, se ainda não ultrapassou o IE, é mesmo por “pobreza de espírito” de algumas empresas…
Just sayin’
Acho muita piada à pormenor do IE estar em primeiro, sendo aquilo que é … bem nada a fazer, enquanto as pessoas não perceberem minimamente de informática… Compram apenas PC para ir ao facebook … e o IE basta …
O Opera é o mais bem comportado de todos.
Estou a estranhar esses números, uma vez que a versão mobile do Opera tem muitos fãs. Provavelmente essas estatisticas serão apenas para desktops.
sinceramente, eu acho que o IE9 nem esta mal de todo, esta bastante bom ate.