Pplware

China pede à Microsoft o código fonte do Windows 10

A China sempre procurou controlar e gerir os sistemas operativos que estão instalados nas máquinas do estado. Como solução têm sido criadas, nos últimos anos, algumas distribuições Linux mas uma parceria estabelecida entre o governo chinês e a Microsoft veio abrir portas ao Windows 10.

Mas agora a China quer ter acesso ao código fonte do Windows 10. Saiba qual foi a resposta da Microsoft.

O Governo chinês pediu recentemente à Microsoft que lhe disponibilizasse o código fonte do Windows 10. Tal como já aconteceu no passado, o objectivo é ter garantias que o sistema operativo da empresa de Redmond não tem “espiões”.

Tal pedido está agora previsto num Decreto de lei daquele país que prevê que qualquer empresa que queira ter os seus produtos na China precisará de disponibilizar o código fonte para que o mesmo seja avaliado.

Entretanto a Microsoft já respondeu ao Governo chinês referindo que podem visitar o centro Microsoft em Beijing e assim ver o código fonte do produto. Partilhar o código não é viável, pois não serviria para verificar quais os recursos de segurança…apenas provaria que haveria um código fonte, refere a Microsoft.

Sharing source code in itself can’t prove the capability to be secure and controllable…  It only proves there is source code.

Sendo agora uma lei daquele país, as empresas terão de arranjar uma forma de a contornar e assim evitar terem de partilhar o código fonte dos seus produtos. A resposta da Microsoft é clara no que diz respeito à partilha, no entanto a empresa de Redmond está disponível para colaborar com as entidades chinesas.

Exit mobile version