Pplware

China vai abrir a mais longa ponte do mundo com 55 km

A China tem já um grande historial no que toca a obras de engenharia que desafiam as leis da física. Agora será uma ponte com 55 quilómetros de extensão.

A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macao (HKZM) está finalmente terminada e a China está a mostrar ao mundo do que é capaz quando o assunto são obras titânicas.


Após seis anos de planeamento e oito anos de construção, a ponte HKZM está quase pronta para abrir ao público e servirá para unir três das mais importantes regiões comerciais da Ásia: Hong Kong, Zhuhai, cidade da província de Guangdong, e Macau. Além disso, reduzirá os tempos de transferência de três horas para apenas 30 minutos.

Esta estrutura é uma obra de arte no que toca à complexidade de engenharia e tecnologia. Ao fazer os tabuleiros atravessar o Canal Lingding Ocidental, no centro do estuário do Rio das Pérolas, uma das áreas marítimas mais movimentadas do sul da China, os 55 quilómetros de comprimento, dos quais 6,7 quilómetros são subterrâneos (devido ao tamanho dos navios que viajam de e para os portos de Hong Kong), fazem desta ponte a mais imponente. Chega a ser quase 20 vezes maior que o Golden Gate de San Francisco, EUA, e a mais longa do mundo sobre o mar.

 

Aço que dava para construir 60 Torres Eiffel

Na sua construção foram necessárias 420 mil toneladas de aço, equivalentes a 60 Torres Eiffel, além de 1,08 milhões de metros cúbicos de betão.

Em termos de custo, este trabalho representou um investimento de 16,8 mil milhões de dólares. Um dos aspetos que recebeu uma atenção redobrada foi a segurança. O empreendimento, cuja construção teve início em 2009, foi concebido para aguentar um tremor de terra de grau 8 na escala de Richter, um super tufão com rajadas de vento entre 184 e 202 quilómetros por hora ou uma colisão com um cargueiro com arqueação bruta de 300 mil toneladas, além de garantir que a sua vida útil seja de 120 anos.

A Ponte é uma passagem… para outra margem!

A ponte estará ao serviço de uma das áreas mais movimentadas do mundo, com mais de 4000 barcos a navegar por baixo dos seus tabuleiros todos os dias e aviões descolando e aterrando a cada minuto no aeroporto de Hong Kong. Será também a primeira ponte a abranger dois sistemas sociais: socialismo e capitalismo.

Esta ponte, porque liga sistemas políticos diferentes e sociedades com as suas próprias características, está a juntar à mesa as entidades que estão a discutir as quotas de utilização, permissões de tráfego, serviços de transporte público, bem como serviços de emergência. Toda esta logística ainda deverá levar o seu tempo o que não permite ter, para já, uma data de abertura anunciada.

Mais informação: HZMB

Exit mobile version