A construção modular é algo que vemos cada vez mais como tendência não só para habitação, como para responder rapidamente a cenários de catástrofes. A China tem vindo a brindar-nos com construções feitas em tempos recorde, como o hospital colocado em pé, na fase mais crítica da pandemia.
Agora, surgem-nos imagens impressionantes de um prédio de 10 andares que é levantado em apenas 28 horas e 45 minutos. Assista ao vídeo.
Foi de Changsha, capital da província de Hunan na China, que surgiram imagens de uma construção de um prédio de 10 andares em tempo recorde. A empresa privada de construção Broad Grup está a desenvolver um sistema de construção desde 2009 denominado de Living Buiding que se baseia na construção modular e de pré-fabricados.
Segundo a empresa, o sistema Living Buiding permite elevar edifícios com um consumo de energia bastante mais baixo que o resto das construções em todo o mundo e ainda garante a melhor qualidade de ar interior.
Os módulos cabem num contentor de transporte, garantindo uma deslocação rápida e económica, sendo que cada módulo tem uma base em aço inoxidável e já inclui sistema de cablagem, isolamento vidros e sistema de ventilação.
Um prédio de 10 andares edificado em apenas 28 horas e 45 minutos
Três gruas e uma série de construtores tiveram um papel fundamental neste processo de construção. É importante referir que, segundo a empresa este tipo de construção tem uma longa durabilidade, é resistente a sismos e ainda pode ser transportada para outro local. Encaixados os módulos, basta “apertar parafusos” e ligar a água e eletricidade.