Pplware

China começou a bloquear o WhatsApp

A relação da China com a Internet é, há muitos anos, complicada e alvo de bloqueios constantes. Não são raros os casos de bloqueio de sites e de serviços que acontecem, sempre de modo a impedir as comunicações com o mundo ocidental.

O mais recente caso aconteceu hoje e atingiu o WhatsApp. Há algumas horas que este serviço de mensagens não está a funcionar dentro do território chinês.


As notícias ainda não são claras e a informação é um pouco escassa, mas tudo indica que a China estará a bloquear o acesso ao WhatsApp. Esta será mais uma medida que pretende impedir as comunicações de e para a China, inibindo a comunicação dos seus cidadãos.

Os relatos existentes revelam que a grande maioria dos utilizadores está a ter problemas ao enviar imagens e vídeos neste serviço, dento do território chinês. Outros utilizadores relatam que, esses problemas, atingem também a troca de mensagens, ficando assim o serviço completamente inutilizado.

Este caso sucede depois de outros bem conhecidos, em que os serviços da maior rede social da Internet não funcionam dentro da China. O WhatsApp era o único que estaria a funcionar e, mesmo esse, está agora a ser barrado.

Esta medida do governo chinês parece seguir a linha de outros bloqueios, impedindo a utilização de serviços de comunicação e o acesso a sites estrangeiros.

As novas regras do governo chinês obrigam a que os dados dos seus utilizadores estejam localizados dentro da China, e quem não cumpra essa regra sofrerá as consequências agora aplicadas. A Apple viu-se obrigada a construir um centro de dados local para garantir a continuidade da sua operação no país.

Mesmo não sendo o serviço de mensagens mais usado na China, lugar que pertence ao WeChat, este bloqueio revela bem a posição da China no que toca à filtragem de conteúdos e à censura que, ativamente, aplica aos seus cidadãos.

Exit mobile version