A companhia de caminhos de ferro chinesa estatal da China (CRRC) apresentou recentemente ao mundo o protótipo do comboio que será, provavelmente, o mais rápido do mundo.
De acordo com o que foi já revelado, este comboio poderá atingir uma velocidade máxima de 600 Km/h… sem tocar no chão.
Além da super velocidade que poderá atingir, este novo comboio destaca-se pela utilização de tecnologia de levitação magnética (maglev), que permite que o comboio se movimente sem ter qualquer contacto com o chão. A CRRC revelou também que o comboio será bastante leve, permitindo assim reduzir os custos de produção.
De Beijing a Shanghai – mais de 1000 km em apenas 3,5 horas
Segundo a CRRC, o lançamento deste comboio deverá acontecer em 2021 e poderá ser um concorrente sério aos aviões, tendo em conta a velocidade de movimentação. Este será provavelmente o primeiro comboio com tecnologia maglev a operar uma longa distância no mundo.
Take a closer look at China's first 600 kph maglev train prototype https://t.co/snFUtDb9PK pic.twitter.com/rzpP83NM2z
— China Xinhua News (@XHNews) May 23, 2019
Ding Sansan, responsável pelo projeto, referiu que “o novo comboio fará a viagem entre Pequim e Xangai em apenas três horas e meia”. O atual percurso demora, em média, cinco horas e meia. Se a viagem for realizada por via aérea, demora perto de duas horas e meia.
Sabe-se que além da China, também o Japão está a testar esta tecnologia, tendo em prática um projeto que prevê a comercialização de um comboio maglev até 2027. A locomotiva japonesa também deverá chegar aos 600 km/h.