ChevronWP7 – Microsoft convence criadores a retirá-la…
O ChevronWP7 era uma ferramenta que todos os possuidores de telefones com Windows Phone 7 esperavam quando apareceu. Conseguia desbloquear os seus telefones e permitia a instalação de aplicações desenvolvidas por terceiros.
Pois agora, e após uma conversa com Brandon Watson, Director do Windows Phone 7 Developer Experience, os seus criadores decidiram terminar o seu desenvolvimento e deixaram de a disponibilizar para download. Esta decisão foi anunciada num artigo no blog do site de desenvolvimento do ChevronWP7, onde foi explicada a razão e outros pormenores.
Neste artigo os criadores do ChevronWP7 explicam que foram contactados por Brandon Watson e que tiveram com ele uma conversa aberta e franca sobre o que é pretendido com a abertura do desenvolvimento desta plataforma às diferentes plataformas e sobre o que estas comunidades podem trazer de vantagem e melhorias a este novo sistema operativo.
A Microsoft comprometeu-se a ter novas reuniões com a equipa do ChevronWP7 e a disponibilizar uma plataforma de desenvolvimento de ferramentas. Como prova de boa-fé foi decidido deixar de disponibilizar de imediato o ChevronWP7.
Os autores da ferramenta ficaram entusiasmados com a possibilidade de explorar esta oportunidade dada e com a hipótese de serem um canal de comunicação e feedback entre a Microsoft e as diferentes comunidades de desenvolvimento.
We are excited to explore the opportunity to become more involved with the shaping of the platform and to build a feedback channel for developers around the world.
Foi também decidido pela equipa do ChevronWP7 a disponibilização do código fonte de uma ferramenta que entretanto desenvolveram, o ChevronWP7 custom ringtone manager, e que permite criar toques personalizados no Windows Phone 7. A utilização desta ferramenta tem de ser feita em equipamentos desbloqueados.
A jogada da Microsoft era esperada, mas não deixou de surpreender a vasta comunidade de potenciais programadores. É a forma que esta encontrou de controlar a disponibilização de ferramentas fora do seu mercado e permitir que novas aplicações surjam e que sejam verificadas.
Está a Microsoft apenas a ser cautelosa e a precaver os seus utilizadores ou pretende controlar de forma férrea as aplicações que são disponibilizadas a todos os utilizadores do Windows Phone 7? Esperemos pelos próximos passos que vão ser tomados para podermos fazer um juízo de valores.
Artigos relacionados:
Homepage: ChevronWP7
Este artigo tem mais de um ano
Quanto pagaram? Todos têm o seu preço não é? E a MS tem dinheiro que chegue para subornar mais que muita gente.
Nem sempre eles acenam com dinheiro 😉 por vezes acenam com outro argumento que é bem mais demolidor.
miúdas????
lol tou a brincar 🙂
esta do “convenceram” cheira me a cheque bem chorudo:D
hum, é da maneira que vão querer deixar de comprar telefones com este sistema.
Como eu sempre achei, a possibilidade de controlar melhor um telefone, do que como veio de origem para nós, é sempre uma vantagem.
por norma, os aplicativos desenvolvidos á parte são sempre os mais apetecidos.
A meu ver só irão perder.
Rafael Rivera, um dos três nomes associados ao ChevronWP7 é bem conhecido. Podem encontrá-lo, por exemplo, neste post do pplware de 2008 https://pplware.sapo.pt/windows/software/blue-badge-windows-7-sem-segredos/
Quando vi o nome dele pensei, bem o WP7 encontrou o equivalente ao Dev-Team do iOS, o jailbreak do WP7 está em boas mãos.
O problema é que acabando com o ChevronWP7 a Microsoft não acaba com o jailbreak do WP7, tal como há muito mais gente a fazer o jailbreak do iOS sem ligação ao Dev-Team e ao Cydia.
Jackpot baby $$$$$$$$$$$$$$$$$
Mas essa ferramenta ainda existe para download.. certo!?
http://www.torrentfly.org/torrents/chevronwp7.html
Pelo sim pelo não vou fazer download! Posso vir a precisar dela
Existe para download nesse tipo de sites. Não no site da ChevronWP7!!
A Microsoft não acenou com dinheiro, fez melhor, fez-lhes uma oferta de emprego “informal”.
Fizeram-lhes uma proposta que não puderam recusar. :p
Exacto, ou trabalhas para nós ou damos-te cabo da vida!
Choose!
De qualquer das maneiras, dou o beneficio da duvida que a Microsoft quer apenas manter o controlo de qualidade, pois… com o sistema desbloqueado, o que não iria faltar era um pandemónio de ataques e vírus ao seu sistema, e já lhes chega o Windows nos Desktops e Servidores.
Eles querem que a coisa corra para o mercado sem problemas e reclamações, já para não falar que se todos desbloqueassem e instalassem “merda”, depois iriam sempre recorrer à Microsoft para resolver a situação e se fosse eu gestor de produto, não iria querer que tal acontecesse.
Sei que é lixado estarmos limitados, mas se por um lado é controlo de qualidade para as massas, por outro… quem sabe, sabe! E terá sempre a oportunidade de o desbloquear, a questão era que o processo era tão fácil que até os wanna be geek, o iriam desbloquear só pela moda e por lá todo o lixo, já os verdadeiros geeks, de certeza que não brickam os telefones e não instalam qualquer coisa.