As questões de privacidade e de segurança têm sempre um peso grande e uma relevância importante, ainda para mais quando os alvos são entidades de importância capital para um país ou para uma organização.
Segundo foi noticiado pela CNN o mais recente alvo de um ataque hacker foi a própria Casa Branca, sede da administração Norte Americana. O acesso foi feito a dados sensíveis como a agenda privada do Presidente Obama.
Segundo as informações avançadas pela CNN o ataque foi realizado por hackers Russos e terá sido iniciado há alguns meses. O ponto de entrada teve mais uma vez origem no factor humano, tendo sido o resultado de um ataque de phishing .
O problema ocorreu quando um funcionário clicou num link num email recebido e que aparentava ser fidedigno e ter origem dento da rede de utilizadores conhecidos.
Dai em diante, e com a máquina comprometida foi apenas necessário realizar um trabalho de exploração remota, tendo sido possível aceder a áreas sensíveis do governo Norte Americano.
O acesso aos dados foi de tal forma grande que a própria agenda privada do presidente Norte Americano, Barak Obama, foi acedida e daí foram retirados dados sensíveis.
As autoridades Norte Americanas já reconheceram o ataque e a extensão da sua invasão, dentro dos seus sistemas, garantindo também que o mesmo está mitigado e que os sistemas estão novamente protegidos.
Com a utilização de redes de dados separadas, algumas dedicadas à troca de informação secreta ou mais sensível esperaria-se que este tipo de ataques fossem mais controlados e que o acesso à informação fosse mais restrito.
A verdade é que foi simples o acesso a zonas privadas e, supostamente, protegidas, tendo sido usado apenas um simples e comum ataque de engenharia social.
Veja no vídeo abaixo toda a reportagem da CNN sobre este ataque, onde são reveladas as informações existentes, e também sobre as medidas tomadas para o mitigar e prevenir num futuro próximo.