Pplware

Carros novos: Sistema ‘eCall’ obrigatório a partir de hoje

Se vai comprar carro novo fique a saber que, além dos extras que escolher, este virá também já com o sistema de emergência eCall.

O sistema ‘eCall’ passa a ser obrigatório em todos os novos modelos de veículos ligeiros de passageiros e comerciais à venda na União Europeia a partir de hoje (31 de março de 2018).


O que é o sistema de emergência eCall?

O eCall é o sistema pan-europeu de chamadas de emergência. O sistema eCall irá contribuir para a redução do número de vítimas e feridos nas estradas europeias, onde se inclui Portugal. Sempre que seja detetado um acidente, o dispositivo eCall, instalado nos veículos, efetua uma chamada de emergência que é encaminhada para o Public Safety Answering Point (PSAP) mais adequado, de acordo com os dados recebidos (nomeadamente a localização precisa do veículo).

A chamada para o 112 pode ser desencadeada de forma automática, em caso de acidente grave, graças aos sensores instalados nos veículos, ou manualmente pelos ocupantes.

De acordo com as informações da própria União Europeia, as estimativas apontam para que o eCall possa melhorar significativamente, na ordem dos 50%, os tempos de resposta por parte dos serviços de emergência. Além disso o número de mortes nas estradas pode ser reduzido para menos 4% e o número de feridos graves para 6%.

Ainda segundo a União Europeia, só em 2012 morreram 28 mil pessoas nas estradas e mais de 1,5 milhões ficaram feridas.

O eCall não será uma “caixa negra” pois o registo não será contínuo tal como acontece com os aviões. Além disso o eCall não será também usado para monitorizar os condutores. Por fim, referir ainda que o cartão SIM integrado no sistema encontra-se sempre em standby e só é ativado em caso de acidente.

O sistema eCall 112 não é caro. O custo estimado é de menos de € 100 por carro isto à data de entrada em vigor do regulamento proposto. Este custo deverá diminuir no futuro, seguindo as tendências dos custos dos componentes eletrónicos e também devido à economia de escala. Este sistema será suportado pelos satélites Galileo e Egnos.

Via The interoperable EU-wide eCall

Exit mobile version