Pplware

Carros a gasóleo consomem menos 1,5 litros a cada 100 km

Tal como informámos aqui, as vendas de carros a gasóleo na Europa têm vindo a cair e nos próximos anos estima-se que o cenário venha a piorar muito por culpa pelos carros elétricos.

Aquando da compra de um veículo, uma das variáveis de decisão é, normalmente, qual o tipo de combustível, isto é, se compensa comprar a gasolina ou a motor diesel (gasóleo). Sabia que os carros a diesel consomem menos 1,5 litros a cada 100 km?


O estudo, que teve a participação da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, da qual faz parte a já popular Associação Zero (Associação Sistema Terrestre Sustentável), concluiu que carros a gasóleo consomem menos 1,5 litros/100km do que um a gasolina. Além desta conclusão, o estudo revelou ainda que o consumo de combustíveis é menor em carros com caixa de velocidades manual (- 0,4 l/100 km).

 

Há mais conclusões a reter

De acordo com a Lusa, os testes mostram ainda que o computador de bordo fornece informações confiáveis ao condutor e que, em condições urbanas, a diferença entre a certificação e os dados de consumo real é igual para o gasóleo (2,4 l/100 km) e a gasolina (2,5 l/100 km) quando expresso em litros, mas é maior para o gasóleo (53%) em comparação com a gasolina (42%) quando expresso em percentagem.

Segundo o Público, os resultados mostram que os testes PEMS (Sistema Portátil de Medição de Emissões) fornecem uma base robusta, representativa e repetível para medir a economia de combustível e as emissões de CO2 do mundo real, tendo os resultados precisão de 0,3 l/100km.

Numa nota publicada pela Associação Zero pode ler-se que “as medidas obtidas nos 60 modelos permitem estimar o consumo em condições de condução reais de mais de 1000 versões de veículos Peugeot, Citroën e DS. Para cada modelo, as estimativas foram feitas com o mesmo motor e caixa de velocidades, além de três variantes: tipo de corpo, nível de acabamento e tamanho do pneu”.

Quem pretender saber o consumo real do seu veículo poderá também procurar na página da marcas. Por exemplo, no site da Peugeot indicando o modelo, carroçaria, caixa de velocidades, etc.

 

Exit mobile version