Bosch: O seu carro do futuro será assim
A Internet das Coisas é a revolução tecnológica que pretende interligar todos os objectos que estão presentes no dia-a-dia dos mais comuns utilizadores.
A Bosch é uma das empresas que tem vindo a apostar nesta área e apresentou recentemente algumas soluções inovadoras direcionadas para o segmento automóvel e também motociclos.
O carro tem cada vez mais relevância no quotidiano
Foi no Mobile World Congress (MWC17) que se realizou em Barcelona que a Bosch apresentou um conjunto de soluções muito interessantes para o segmento do IoT.
A Bosch apresentou no MWC17 um concept car que mostra como tudo funcionará no futuro.
O Bosch Forward ShoCar inclui uma ampla gama de tecnologias inovadoras: a câmara de monitorização do Condutor que torna possível o reconhecimento facial desde que o condutor entra no carro. Por exemplo, o carro define o volante, os espelhos, a temperatura e estação de rádio de acordo com as preferências pessoais do condutor.
O concept car tem também incluído o primeiro controlo por gestos com feedback haptic, que utiliza sensores de ultrassom que avaliam se as mãos do condutor estão no local certo. Graças aos ecrãs táteis com feedback haptic os botões que aparecem no ecrã parecem reais. Os condutores podem assim manter os olhos na estrada, o que melhora a segurança.
O sistema Mirror Cam é uma solução que tem por base uma câmara que substitui os dois espelhos exteriores. Os sensores de vídeo podem ser integrados no interior do veículo, e as imagens são mostradas nos ecrãs perto dos pilares A, à direita e esquerda do carro.
Demo do Concept car na CES2017
Perfectly Keyless: a chave no seu smartphone
Perfectly Keyless é um sistema de acesso ao veículo que permite ao condutor entrar no veículo ou dar à ignição apenas com a utilização do smartphone como chave digital.
Com a chave digital codificada no telemóvel, o veículo pode ser aberto e ligado sem uma interação física. Quando nos aproximamos do veículo, o sistema identifica automaticamente a chave secreta do telemóvel e realizar uma avaliação à distância: num raio específico (aproximadamente dois metros), o acesso é permitido. De uma forma semelhante, ligar o carro só é permitido se o Perfectly Keyless localizar o telemóvel no interior do veículo.
Aviso de condução em contra mão baseado na cloud
O novo Aviso de condução em contra mão baseado na cloud da Bosch avisa o condutor e os que estão na estrada em perigo em poucos segundos, ou seja, de uma forma mais rápida e precisa. Para detetar um condutor em contra mão, o algoritmo compara quando um veículo se aproxima de uma rampa de acesso ou saída da autoestrada e os atuais movimentos do veículo em relação ao sentido da viagem. Caso as informações colidam, o condutor em contra mão é imediatamente alertado do erro.
Ao mesmo tempo, os condutores dos restantes veículos são também avisados.
Sensores MEMS da Bosch
Os minúsculos sensores MEMS da Bosch (Microelectromechanical systems) podem ser encontrados na maior parte dos equipamentos elétricos, de smartphones, a consolas ou tablets, até muitas das aplicações e sistemas de segurança. Apesar de serem minúsculos, são extremamente eficazes, tornando os sistemas mais seguros, eficientes energéticamente e mais confortáveis e fáceis de usar.
Os sensores MEMS da Bosch são “os olhos e ouvidos” de milhões de equipamentos elétricos.
Bosch - Conectividade inteligentes para motociclos
A Bosch está também focada na crescente procura de soluções de conectividade inteligentes para motociclos. O Integrated Connectivity Cluster (ICC) é um sistema de informação específico para o condutor de motociclos.
Inclui ecrãs de diferentes tamanhos e resoluções, e graças à mais avançada tecnologia, são fáceis de ler em todas as situações. “mySPIN for two wheelers” é um sistema de integração para smartphone independente para motociclos, scooters, bicicletas elétricas ou veículos desportivos. Funciona bem com o ICC mas pode também correr noutros ecrãs de veículos de duas rodas.
Via Bosch
Este artigo tem mais de um ano
Já estou a ver um “AVG for cars”.
Interessante a reportagem no video em que salientaram as novidades… na cozinha! Não era suposto darem mais atenção ao carro? 😉
feito por mulhes, apresentado por mulheres
Boas, evolução tecnologica acima de tudo! Mas fiquei focado na parte, onde a chave que abre o carro e o põe a trabalhar pelo telemovel… e se o perdemos? … e se o roubam? … e se fica sem bateria? … e se cai no chão e fica inutilizado?
E se perderes as tuas chaves? E se as roubam? E se as partires/dobrares/etc?
Observação infeliz.
E se a pilha do comando ficar gasta?
Se é assim tão comparável porquê tanta modernice?… e vou pensar que no seu comentário falta também “e se a chave fica sem bateria!?”…. Tudo tem prós e contras, mas supostamente novas metodologias devem prevenir certos acontecimentos e não ser igual ao que já existe….
Observação duplamente infeliz.
+1
cuidado com os hackers
Quando for hackeado, vai ser bonito!
ainda ninguem pensou que carros autonomos, é melhor o autocarro, comboio ou taxi?
ecras e mais ecras? para que? gps e basta.
ecra tactil? e a estrada?
keyless, porque não impressão digital mais codigo pin? – impressão digital + codigo pin (ou padrao) para arrancar
Cortam-te o dedo e lá se foi embora o veículo e tu à rasca que não vais encontrar peças novas para ti.
contra mao em auto-estrada, bastava aumentar a precisao do gps (ja existe algo com grande precisão) e bloquear o carro
contra-mao em estradas normais, ja existem varias tecnologias que avisam que o carro está a sair da faixa
Controlar o carro por um smart, tamos n´água e inclusive hackeado. Sou a favor do Helio disse ai acima, impressão digital.
tanta m.e.rda para avariar e ficar obsoleta em dois tempos.
Alguém pode confirmar se esta aplicação não é compatível com os Iphones ? (IOS)