Pplware

Aviões vão ter Internet da NOS no espaço aéreo português

A European Aviation Network escolheu a operadora NOS para passar a disponibilizar internet aos aviões que cruzem o espaço aéreo português. A escolha foi anunciada na semana passada e para que tal seja possível é necessário proceder a algumas alterações ao nível da infra-estrutura, especialmente ao nível da orientação das antenas para que o sinal chega a mais de 10 mil metros de altitude.


A European Aviation Network é um consórcio europeu que é liderado pela britânica Inmarsat e pela alemã Deutsche Telekom. Para levar sinal 4G até às aeronaves que cruzam o espaço aéreo portugues, este consórcio escolheu, em Portugal, a operadora NOS. Nesse sentido, a operadora terá de proceder à alterações em algumas antenas no sentido de direcionar o sinal e garantir uma largura de banda total na ordem dos 50 Gbps.

Sabe-se ainda que este será um sistema híbrido uma vez que existirá uma cobertura por satélite combinada com uma rede de 300 estações terrestres espalhadas pela União Europeia, Suíça e Noruega.

Não se sabe ainda quantas antenas é que a NOS terá de adaptar para responder aos requisitos deste projeto. Já na vizinha Espanha, a alteração envolve 32 antenas.

Acima dos mil metros de altitude, o sistema funciona com o sinal LTE – 4G – das antenas terrestres “que apontam para cima (ao contrário de uma rede convencional móvel em que as antenas apontam para o lado)”, especifica a NOS em declarações ao Jornal de Negocios. Este sinal “pode chegar tipicamente até às altitudes de cruzeiro dos voos comerciais”, que podem ir até aos 12 mil metros. Abaixo dos mil metros, “a cobertura pode ser assegurada através do satélite”.

O satélite de banda S da Inmarsat que vai transmitir os dados para as aeronaves chegou ao espaço em junho do ano passado, tendo sido transportado pelo foguetão Ariane 5 – saber mais aqui.

Segundo as informações, a Internet poderá estar disponível já primeiro semestre de 2018 em alguns voos dentro da Europa.

Exit mobile version