Pplware

Apple processa a Qualcomm por praticar chantagem

A Qualcomm é, possivelmente, a primeira empresa que lhe vem à cabeça quando se fala de processadores de smartphones. Esta preponderância de mercado pode sair-lhe caro!

A Apple intentou um processo judicial contra a Qualcomm por esta ter inflacionado os preços dos seus componentes. A Apple reclama mil milhões de dólares por ser vítima de práticas consideradas “anti-competitivas”.

A Apple reclama uma indemnização de mil milhões de dólares à Qualcomm por inflaccionar preços de patentes básicas.

Como foi veiculado pela Reuters, ontem dia 20 de Janeiro, a empresa americana de Cupertino colocou um processo judicial, no Tribunal Distrital dos Estados Unidos, a reclamar o valor de mil milhões de dólares à Qualcomm.

Este processo vem no seguimento de um outro, aplicado pelo governo dos Estados Unidos, por práticas “anti-competitivas” por parte da empresa, com vista a manter o seu monopólio dos processadores.

Em concreto, verifica-se que esta é a posição da Apple que fala de uma “sobrecarga” nos preços dos seus chips e a negação, por parte da Qualcomm, em pagar mil milhões de dólares em descontos, valor que havia sido acordado pelas partes. Sobre este assunto, a empresa de semi-condutores ainda não de pronunciou.

Adicionalmente, a empresa da maçã acrescentou na sua declaração que:

Como se isso não bastasse, a Qualcomm tentou manipular a Apple de forma a esta alterar as suas respostas e fornecer informações falsas à KFTC (Korea Fair Trade Commission) em troca da promessa de pagamentos… que a Apple obviamente se recusou.

As más práticas não se ficam por aqui! A própria Apple queixa-se que, quando a Qualcomm lhe vendia material, o fazia a preços substancialmente mais caros dos que praticava com outros clientes, além da má publicidade que a empresa dos semi-condutores fazia dos iPhones com processadores Intel.

Este é mais um processo a somar a um largo historial da Qualcomm, que bem recentemente, em Dezembro passado, foi multada em 854 milhões de dólares pela KFTC. Em 2015, por exemplo, a empresa fora também acusada pela União Europeia e pelo CFC dos Estados Unidos.

Talvez todo esse alarde seja referente à decisão da Apple em colocar nos seus dispositivos os processadores Intel, já no próximo mês de Julho.

Exit mobile version