A disputa do primeiro lugar entre a Apple e a Google, no ranking das empresas mais valiosas do mundo, é algo bastante frequente, sendo que a Apple tem ganho sempre. Mas nada é eterno!
Numa semana onde se ficou a saber que a empresa de Cupertino voltou a bater recordes de vendas graças ao iPhone 7, tendo mesmo ultrapassado a rival Samsung no que diz respeito à venda de smartphones, a Apple deixou de ser a empresa mais valiosa do mundo, no que diz respeito à marca, segundo o ranking da Brand Finance.
Todos sabemos que as grandes empresas tecnológicas têm hoje um lugar no ranking das maiores empresas à escala mundial. Segundo os resultados recentes da consultora Brand Finance, a Google, marca da empresa Alphabet, é hoje a marca mais valiosa do mundo. Na segunda posição está a eterna rival Apple e na terceira posição mantém-se a Amazon.com.
Como podemos ver pela seguinte tabela, a Apple teve uma quebra de 27% face a 2016 valendo agora 107.141 mil milhões de dólares (cerca de 99.2 mil milhões de euros). A Google vale agora 109.470 mil milhões de dólares (cerca de 101.7 mil milhões de euros).
A Microsoft está na quinta posição e em destaque está também o Facebook, a maior rede social do mundo passou da décima sétima posição para a nona posição.
De salientar que a marca Apple liderou este ranking durante 5 anos consecutivos como se pode ver pelo gráfico seguinte.
Este estudo avalia a “saúde financeira” das empresas e tem em conta as previsões de vendas e a fidelização dos clientes. No que diz respeito à Apple, o relatório refere ainda que a Apple não conseguiu gerar receitas significativas com novos produtos, como o Apple Watch e não apresentou tecnologias verdadeiramente inovadoras desejadas pelo consumidor final.
Via Brand Finance