Pplware

Apple – iPhone faz hoje 5 anos

A máquina que mudou o mundo moderno das comunicações faz hoje 5 anos, data desde que foi apresentada ao mundo pela mão do seu criador, Steve Jobs. O iPhone trouxe um novo formato às comunicações móveis, o multi-toque nunca havia sido encarado com tamanha utilidade e foi a partir da apresentação deste dispositivo que um novo mundo começou a fervilhar na sociedade tecnológica.

O smartphone da Apple foi anunciado a 9 de Janeiro de 2007, lançado no dia 29 de Junho de 2007 nos EUA, a  9 de Novembro de 2007 na Alemanha e no Reino Unido e em 29 de Novembro na França. Em 2008 foi lançado no mercado asiático e resto da Europa. Em Portugal o primeiro iPhone nunca chega a ser lançado, no entanto no resto do mundo este atinge o valor de 4 milhões de unidades vendidas até Janeiro de 2008.

O mundo acabava de receber o que seria a revolução dos dispositivos móveis.

O desenvolvimento do iPhone não era propriamente destinado ao iPhone, Steve tinha um projecto onde pretendia usar um ecrã multi-touch para interagir com um computador de forma em que ele pudesse digitar directamente no ecrã, removendo literalmente o teclado e o rato físico. Jobs recrutou um grupo de engenheiros da Apple para investigar a ideia como um projecto paralelo. A evolução do projecto chegou a uma patamar que levou Steve a equacionar se o que fora obtido não seria melhor aplicado num “telemóvel”. Estavam lançados os dados para o smartphone da Apple.

O iPhone Original ou 2G tinha as seguintes especificações:

Conteúdo da embalagem

História

O desenvolvimento do iPhone começou com o CEO da Apple Steve Jobs. A Apple criou o dispositivo durante uma colaboração sem precedentes e em secreto com a AT&T, anteriormente Cingular Wireless.

O custo estimado de desenvolvimento da colaboração foram de 150.000 mil dólares ao longo de um período de trinta meses. A Apple rejeitou o projecto que tinha rendido o Motorola ROKR E1, uma grande colaboração com a Motorola. Em vez disso, a Cingular Wireless deu à Apple a liberdade para desenvolver ela própria o iPhone. Jobs apresentou o iPhone ao público em 9 de Janeiro de 2007. O iPhone foi colocado à venda nos Estados Unidos a 29 de Junho de 2007, às 06:00 horas no horário local, enquanto centenas de clientes faziam fila fora das lojas por todo o país. O iPhone original foi disponibilizado no Reino Unido, França e Alemanha, em Novembro de 2007 e na Irlanda e na Áustria, no Outono de 2008.

Em 11 de Julho de 2008, a Apple lançou o iPhone 3G em 22 países. O 3G já foi lançado em mais de oitenta países e territórios. A Apple anunciou o iPhone 3GS a 8 de Junho 2009, juntamente com planos para o lançar mais tarde, em Junho, Julho e Agosto, a começar nos Estados Unidos, Canadá e nos principais países europeus a 19 de Junho.

Numa tentativa de ganhar um mercado mais amplo, a Apple manteve o iPhone 3G de 8GB num preço mais baixo. Esta é a última de várias reduções de preço desde o lançamento do iPhone em 2007, mas agora é vendido por um sexto do preço original do iPhone de 8 GB, quando se tornou disponível.

Em 24 de Junho de 2010 a Apple disponibilizou a venda do iPhone 4 nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão. O iPhone 4 apresenta uma estrutura remodelada e conta agora com 2 câmeras (a traseira com capacidade de gravar videos em HD) e FaceTime.

A Apple vendeu 6,1 milhões de unidades do iPhone original ao longo de cinco trimestres. A empresa vendeu 3,8 milhões de unidades do iPhone 3G no segundo trimestre de 2009, que terminou em Março de 2009, e 12,6 milhões de iPhones 3G e 3GS, totalizando 33,7 milhões de iPhones vendidos até hoje. Vendas em 2008 ultrapassaram temporariamente a do BlackBerry da RIM vendendo 5,2 milhões de unidades, o que fez Apple brevemente a terceira maior fabricante de telemóveis, apenas depois da Nokia e Samsung. Aproximadamente 6,4 milhões de iPhones estão activos nos Estados Unidos.

A parte traseira do iPhone original era feita de alumínio com a base de plástico preto. O iPhone 3G e 3GS são feitos todos de plástico. O iPhone 3G está disponível num modelo preto de 8 GB e a opção de branco ou preto para o modelo de 16 GB. O iPhone 3GS está disponível nas duas cores, independentemente da capacidade de armazenamento.

O iPhone 4 é feito de alumínio e vidro na frente e atrás com um aço inoxidável na borda que serve como antena sendo que existem dois modelos actualmente: Preto e Branco (Lançado em 28 de Abril de 2011).

iPhone 4S é o novo smartphone da Apple anunciado no dia 4 de Outubro de 2011 no evento “Let’s Talk iPhone” da Apple. Sucessor do iPhone 4, é a quinta geração do iPhone, um dispositivo que combina um iPod widescreen com ecrã sensível ao toque, um telemóvel e Internet. É o segundo gadget da Apple a usar o processador dual-core A5 e vem equipado com o novo sistema operativo iOS 5.

A sua apresentação marcou também o fim de um ciclo, esta seria a primeira vez que Steve Jobs não estaria presente numa Keynote. Faleceria no dia seguinte a esta Keynote tendo esta sido apresentada pelo novo CEO Tim Cook.  Uma das grandes novidades deste smartphones foi uma tecnologia inovadora, o Siri, um programa de reconhecimento de voz que acompanha o iOS 5, assim como a potenciação dos serviços baseados no iCloud.

Nota: Imagens e algumas informações utilizadas podem ser encontradas das Wikipedia.

Exit mobile version