Pplware

Apple e Google juntos na candidatura às patentes da Kodak

Gigantes do software unem esforços numa candidatura conjunta, tendo em vista a aquisição do portefólio de patentes da Kodak, resolvendo futuros problemas.

A Apple e a Google podem ser adversários e concorrentes em vários segmentos, como nos sistemas operativos para smartphones e nos tablets, mas, de acordo com um relatório da Bloomberg, as duas empresas uniram forças para adquirir mil patentes de imagens Eastman Kodak num valor superior a 500 milhões de dólares.

Esta aliança foi referida no passado mês de Agosto pelo Wall Street Journal. O jornal informou que inicialmente a Apple e a Google iriam apresentar individualmente consórcios para a aquisição das patentes que rondariam os 150 a 250 milhões de dólares.

A empresa Eastman Kodak, que entrou em falência, em Janeiro deste ano, tem urgência na venda de patentes para ajudar ao pagamento de um empréstimo no valor de 950 milhões de dólares ao Citigroup, ao abrigo do capítulo 11 da protecção de falências. A empresa disse que espera sair desta situação de insolvência em 2013.

Os documentos do tribunal, datados do início deste ano, revelam que a empresa tem valorizado o seu portefólio de patentes na ordem dos 2,6 mil milhões de dólares.

A Apple e a Google estavam em lados opostos noutro concurso de patentes de tecnologia de alto risco. Em Julho de 2011, um consórcio de empresas de tecnologia que incluíam a Apple, EMC, Ericsson, Microsoft, Research In Motion e Sony comprou cerca de 6.000 patentes e aplicações de patentes da Nortel Networks por 4,5 mil milhões de dólares. Os rivais Google e Intel supostamente também licitaram parte da propriedade intelectual do portefólio, o alvo eram patentes e aplicações para patentes para wireless, 4G/LTE, redes de dados, voz, óptica, Internet e tecnologias de semicondutores ao preço de 900 milhões de dólares.

As patentes de imagem digital, que são relevantes para as câmaras, smartphones e outros dispositivos, poderiam ajudar a Apple e Google, que estão envolvidas em numerosas disputas de patentes. A Apple tem sido envolvida em disputas de patentes com a Samsung e outros fornecedores de dispositivos para o sistema operativo da Google, o Android. O esforço conjunto para obter as patentes poderia augurar uma atmosfera menos litigiosa no futuro.

Exit mobile version