Pplware

Apple “despede” a Samsung de fornecedor de processadores A10

Apple está a despedir a Samsung, poderá ser um adeus até sempre. De acordo com um novo relatório, a TSMC será a única empresa fornecedora dos processadores A10 que irão equipar o iPhone 7.

Este poderá ser um duro golpe nas contas da empresa sul-coreana. Lembramos que cerca de 70% do último processador do iPhone foi produzido pela Samsung.

De acordo com o jornal coreano The Electronic Times, a empresa de Taiwan que fabrica semicondutores irá produzir cada SoC A10 que a Apple colocará no próximo iPhone 7 e será também quem produzirá os das gerações seguintes.

Supostamente, a TSMC ganhou o contrato à Samsung por ser a primeira empresa a reduzir o seu processo de 10 nanómetros que fez aumentar o desempenho, a diminuir os custos de fabrico e, por conseguinte, a sua eficiência melhora o desempenho da bateria. Esta realidade foi mostrada no actual A9 da TSMC que equipa o iPhone 6S e iPhone 6S Plus.

Se este rumor for verdadeiro, é um salto enorme para a TSMC. Isto porque conta-se que a Samsung foi quem produziu cerca de 70% dos A9, mas como é óbvio, as relações da Apple com a empresa sul-coreana foram sendo minadas pela ambição da Samsung em ter os seus smartphones como objectivo primordial. Depois há as velhas questões das patentes que a Apple não esqueceu, ainda no final do ano passado, um acórdão judicial dava a conhecer que a Samsung concordava pagar à Apple os 548 milhões de dólares que a empresa de Cupertino exigia, no caso da violação das patentes.

Segundo o The Electronic Times, a TSMC irá agora entrar em produção total para colocar em Junho próximo o A10 pronto a ser montado no novo iPhone, o que deixa os prazos apertados, tendo em conta que o lançamento previsto do iPhone 7 será já em Setembro. Será apertado, mas a Apple tem mais que oleados os processos.

 

Reuters

Exit mobile version