Pplware

Apple chega a acordo com clientes e evita multa de $840 milhões

… por prática de preços abusivos de ebooks.

O caso remonta a 2012 quando a Apple e cinco das maiores editoras dos Estados Unido foram processadas pelo Governo. Nesta acusação, o Governo norte americano alegou que Apple teria feito um acordo com as editoras que lhe permitia vender as cópias digitais dos seus livros sob um modelo de preços que fez com que a maioria dos ebooks fosse vendida a um preço mais elevado que a concorrência.

Na sequência deste processo, do qual a Apple nunca se conseguiu defender das acusações, a gigante tecnológica parece ter chegado a acordo com os Estados Unidos e com os consumidores fora dos tribunais, o que a poderá livrar de uma multa de 840 milhões de dólares.

Através deste acordo, a Apple aceitou pagar uma quantia, ainda não especificada em dinheiro, aos lesados pela prática de concertação de preços com as cinco editoras envolvidas.

Agora, este acordo terá ainda que ser validado pelo tribunal até o processo poder ser dado como concluído e a Apple se poder livrar das acusações.

Segundo o Bloomberg, o advogado que representa os queixosos confirmou que todos os procuradores gerais e consumidores envolvidos tinham resolvido o caso e que já tinha apresentado um memorando de entendimento com o tribunal. Acrescentou que este acordo estava sob sigilo pelo que não podia divulgar quaisquer pormenores.

Exit mobile version