A Apple encetou esforços para convencer os utilizadores Android a deixar este sistema operativo da Google e a usarem o iOS no iPhone. Ao que parece, e segundo dados recentes do mercado, na Europa essa campanha está a ter resultados positivos para a Apple.
Um terço dos novos utilizadores do iPhone na Europa estão a mudar a partir do Android.
Os dados que revelam esta tendência são mostrados pela Kantar WorldPanel onde podemos perceber que no primeiro trimestre de 2015, quase 33% dos novos utilizadores do iPhone tinham dispositivos Android anteriormente, alias, esta realidade serviu para o CEO da Apple se vangloriar na recente apresentação de resultados que mostrou um novo recorde de lucros da marca de Cupertino.
Nós vemos agora uma maior taxa de pessoas que trocaram do que vimos nos ciclos anteriores. A actual linha de iPhones experimentou a maior taxa de novos utilizadores vindos do Android que em qualquer dos três últimos lançamentos nos três anos anteriores .
Referiu o CEO da Apple Tim Cook
Para encorajar quem quer trocar, a Apple lançou, como mostramos, um guia passo-a-passo onde dá as dicas necessárias para que possam passar tudo o que têm no Android para o iOS e, em Março passado, iniciaram mesmo uma acção de descontos a quem quiser trocar o seu Android, blackberry ou Windows Phone por um iPhone, nas lojas da Apple. Embora seja uma acção interessante, como é muito recente ainda não deve ter sido o que mexeu o ponteiro nos dados da Kantar certamente, mostra, contudo, a ambição da Apple em continuar a pressionar o mercado dos concorrentes.
Os dados são claros e mostram, um pouco por todos os principais mercados europeus, que há um aumento dos concorrentes do Android, por exemplo no quadro podemos ver que na Alemanha o Windows Phone cresceu 2,1%, na França o aumento foi de 5,8%, no Reino Unido, Espanha, Japão e Estados Unidos, por seu lado, o Android teve um ligeiro , mas a aposta da Apple nota-se bastante num mercado que se tornou importantíssimo, o mercado chinês.
A decisão de aumentar o ecrã do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus continua a tirar dividendos na China onde permite que a Apple tenha crescido 9,2% neste trimestre, passando agora a significar 26,1% de todo o mercado de novos smartphones vendidos. Aqui não há dúvidas de quem domina. No país onde há mais fabricantes de smartphones Android, como é o caso da Xiaomi, Huawei, entre outros, o mercado Android representa 72% das vendas, embora tenha encolhido cerca de 8%.
Embora a Xiaomi seja hoje o maior fabricante de smartphones na China, a Apple consegue ser o segundo, o que não deixa de ser espantoso quando vemos a diferença colossal de utilização dos sistemas operativos e essencialmente do preço dos smartphones.