Pplware

ANACOM: MEO ultrapassa NOS nos pacotes Triple Play

A concorrência entre operadoras na oferta de serviços é forte e nesta batalha a MEO é quem tem levado a melhor. Segundo dados revelados agora pela ANACOM, durante o primeiro semestre de 2018, a MEO ultrapassou a NOS no segmento de serviços Triple Play (serviço de Televisão, Internet e Telefone).

Além do 3P, a operadora MEO lidera também o ranking ao nível do 2P e 4/5P.


A operadora NOS perdeu o estatuto de líder no segmento Triple Play. De acordo com o relatório semestral da ANACOM, no primeiro semestre de 2018, a MEO era o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (40,5%), seguindo-se o Grupo NOS (37,7%), a Vodafone (17,3%) e o NOWO (4,5%). A MEO liderava nos diversos tipos de oferta.

Quotas de subscritores de serviços prestados em pacote por tipo de oferta

No final do primeiro semestre de 2018 o número de subscritores de pacotes de serviços de comunicações eletrónicas atingiu 3,8 milhões, mais 5,2% face ao semestre homólogo, o que se traduziu num aumento de 189 mil subscritores.

O crescimento verificado deve-se sobretudo às ofertas com 4 ou 5 serviços (4/5P – telefone fixo, banda larga fixa, televisão paga, telemóvel e Internet móvel), que cresceram 7,3% em virtude da angariação de mais 117 mil subscritores e, em menor medida, aos pacotes com 3 serviços (telefone e Internet fixos e televisão paga), que aumentaram 6,3% ou 93 mil clientes.

Por outro lado, as ofertas 2P perderam 21 mil clientes, o que se traduziu numa quebra de 4,1%.

As ofertas 4/5P continuam a ser a modalidade preferida dos portugueses, tendo sido registado no primeiro semestre de 2018, 1,7 milhões de subscritores, representando 45,3% dos clientes totais. A oferta 3P, com 1,6 milhões de subscritores, contribui com 41,7% para o total de clientes.

Quanto às receitas de serviços em pacote, atingiram cerca de 786 milhões de euros no final de junho. As ofertas 4/5P representavam 60% das receitas de pacotes, seguindo-se os pacotes 3P, com 32,9%. Em média, a receita mensal por subscritor de pacote, que inclui clientes residenciais e não residenciais, foi de 34,62 euros, não incluindo IVA. No caso das ofertas mais utilizadas (4/5P), a fatura média mensal atingiu os 46,12 euros.

Exit mobile version