Pplware

ANACOM: Foi aprovado plano de migração da rede de TDT

A ANACOM aprovou o plano de desenvolvimento da migração da rede de televisão digital terrestre (TDT) com vista à libertação da faixa dos 700 MHz e o respetivo calendário, a cumprir pela MEO.

O teste piloto acontecerá já dia 27 de novembro que consiste na alteração do emissor de Odivelas Centro, que passará do canal 56 para o canal 35.


O intervalo de tempo definido pela ANACOM para fazer a alteração técnica dos emissores da rede de TDT afigura-se bastante flexível e suficiente, tendo em conta o período de tempo em que decorreu o processo de alteração, idêntico a nível técnico, do canal 67 para o canal 56, ocorrido em 2011.

Até ao dia 15 de novembro, a MEO terá de enviar à ANACOM um planeamento detalhado da alteração dos 240 emissores que compõem a rede de TDT, indicando a data em que será alterada cada estação emissora, por forma a habilitar a ANACOM a poder desenvolver as ações de apoio ao utilizador, atempadamente.

Etapas da mudança de canal da TDT no resto do país

A ANACOM relembra que não será necessário reorientar a antena de receção (os emissores vão ficar no mesmo sítio), nem trocar a televisão ou o descodificador TDT (box). Também ninguém terá que subscrever serviços de televisão paga (pacotes de televisão), pois todas as pessoas poderão continuar a ver televisão gratuita, como acontece agora. Sublinha-se que a única coisa que têm de fazer, caso fiquem com o ecrã negro, é sintonizar a televisão ou o descodificador.

Para apoiar a população neste processo, a ANACOM vai disponibilizar vários meios de contacto.

Leia também…

Exit mobile version