Desde que foi apresentado que o Windows 8 tem estado sujeito a um conjunto de críticas constantes. A crítica mais vezes apontada é a decisão da Microsoft em impor aos utilizadores, deste sistema operativo, a utilização da ModernUI, em detrimento do normal Ambiente de Trabalho e o desaparecimento do Menu Iniciar com todas as funções associadas.
Mas este cenário pode estar prestes a mudar! Surgem agora indicações de que a Microsoft poderá dar a possibilidade aos utilizadores de iniciarem os sistemas no Ambiente de Trabalho tradicional.
Todos os testes e funções descobertas foram feitas na única versão do Windows Blue, que até agora está disponível para download, ainda que de forma não oficial. Esta versão, a Windows Blue build 9364, foi disponibilizada na Internet no final do mês passado e mostrava já algumas novas funcionalidades muito interessantes.
Os indícios desta mudança foram detectados em algum do código que está presente em vários ficheiros core do novo Windows 8.1 (ou Windows Blue).
Este código parece apresentar a possibilidade dos utilizadores definirem, se pretendem, que os seus Windows sejam iniciados para a ModernUI ou para o tradicional Ambiente de Trabalho.
A ser real esta, esta mudança vem alterar a decisão que a Microsoft tomou com o Windows 8 ao tornar a ModernUI como o seu ambiente de eleição e por onde tudo no Windows passaria.
O ficheiro em causa, twinui.dll, depois de alterado numa zona específica e identificada como a responsável por desabilitar o StartSCreen. Após a sua eliminação ou alteração o Windows passou a arrancar directamente para o desktop a que tanto nos habituámos.
Do que foi possível ver na versão do Windows Blue, que ficou disponível na Internet, este apresenta algumas melhorias substanciais face ao Windows 8, sendo a maioria delas associada à ModernUI mas tendo também alterações a nível das aplicações e na integração com o SkyDrive.
A mudança da Microsoft pode estar relacionada com todas as queixas dos utilizadores e com a sua antipatia com a ModernUI. O trazer de volta o Ambiente de Trabalho para o arranque pode minimizar as queixas, mas ainda deixa em falta o Menu Iniciar.